Escola Municipal “Quinzinho Souto de Lima” de Monjolinho completa 50 anos
A Escola Municipal “Quinzinho Souto de Lima” comemorou na última Sexta-Feira (08/05) meio século de existência. O educandário foi criado através da lei 07/64 de 08/05/1964, no governo do prefeito municipal Geraldo Mundim dos reis, no ano de 1964. O decreto estabelecia a criação de várias escolas municipais rurais mistas no município de Lagoa Formosa. A mesma foi instalada na fazenda gruta grande na propriedade do senhor Osias Souto. Participaram da festa de aniversário de 50 anos da escola, autoridades civis e militares de Lagoa Formosa e região, entre eles o Prefeito Municipal José Amorim.
De acordo com informações da Diretora Edilene Fernandes, a história da escola teve início em um pequeno “paiol”, na residência do fazendeiro, onde os seus filhos estudavam juntamente com outras dezenas de crianças da localidade. A escola funcionou nestas dependências até por volta de 1974, quando foi construído um pequeno prédio para seu próprio funcionamento. Várias crianças da localidade tiveram seus primeiros aprendizados com a primeira professora Gasparina Maria da Silva, que mesmo leiga e com condições precárias da época conseguiu passar conhecimentos a seus alunos que a respeitavam como uma grande intelectual.
Edilene conta que por motivos diversos e pelo difícil acesso devido à localização da escola no governo do prefeito Laurindo Gomes Ferreira, a sede da escola foi transferida para a localidade de “beco”, onde fizeram a nucleação de outras pequenas escolas rurais visando o bem-estar dos alunos bem como a melhoria do ensino. Depois de alguns anos funcionando na localidade foram ouvidas várias reclamações dos familiares das crianças que ali estudavam devido à localização da mesma ser ao lado da estrada que liga monjolinho à lagoa formosa.
Diante das reclamações em 2006 no governo do prefeito Edson Machado de Andrade foi locado um patrimônio dentro do Distrito de Monjolinho de Minas para o funcionamento da escola onde os alunos poderiam ter maior segurança e melhor qualidade de ensino, uma vez que vários empreendimentos foram feitos a partir de então: (turmas unificadas, educação infantil, coordenador e diretores capacitados, professores e funcionários especializados, salas arejadas área para realização de atividades extra classe, sala de informática, banheiros amplos, água tratada e rede de esgoto) dentre outros. Vários coordenadores e diretores contribuíram para o sucesso em que hoje a escola se encontra.
Foram eles:
• 2006 a 2009-Lânio Gomes Braga
• 2009 a 2010-Gláucia Caixeta de Amorim
• 2011 a 2012-Marisa Aparecida de Magalhães
• 2013-Tânia Maria dos Reis
Atualmente, a Escola Municipal ”Quinzinho Souto de Lima” encontra-se bem estruturada contando com quadra poliesportiva coberta, educação infantil de 4 e 5 anos, ensino fundamental de 9 anos. a atual diretora da escola é a sra edilene fernandes e os profissionais são gabaritados para instruírem os 104 alunos que aqui estão neste ano do cinquentenário,visando um futuro bastante promissor
Fonte: Escola E.M.Q.S
Fonte: Vanderlei Gontijo