Escola Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa realiza festival Lusíadas e retrata a obra épica de Camões
Muito além de um projeto e mais impactante que o encerramento de um trabalho escolar, assim foi o “Festival Lusíadas”, desenvolvido na Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade pelos alunos do 1º ano 12, 2° ano 20 e 2º ano 21. O evento foi um misto de talentos, exposição de saberes e emoção. O festival aconteceu na última quarta-feira (23/11) a partir das 20h00 e contou com a presença de um grande número de expectadores.
O projeto foi coordenado pela professora de Língua Portuguesa Ellen Cássia Borges, sendo que os alunos expuseram, diante de suas respectivas famílias e de toda a comunidade escolar, o encerramento de um projeto de valorização e deleite em leitura de obras clássicas da Literatura Nacional e Internacional.
O “Festival Lusíadas” recebeu esse nome devido à obra épica de Luís de Camões, a qual narra os grandes feitos do povo Português , através da figura heroica de Vasco da Gama , em direção à descoberta de novas rotas marítimas para as Índias . O livro supracitado é considerado literatura de formação de identidade nacional para o povo de Portugal.
De acordo com informações da diretora Andréa Vieira, foram realizados shows com apresentação de músicas raízes, barraquinhas que objetivavam o redescobrimento da leitura clássica através de brincadeiras e danças, além de três apresentações teatrais dos alunos envolvidos no término do trabalho. O espetáculo “Divas da Literatura”, com os nomes femininos mais marcantes do Romantismo e Realismo brasileiros ganhando vida através da encenação do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves e a paródia do livro épico “Os Lusíadas”, emocionaram á todos os presentes.
Por último, a diretora ressalta que a valorização do ato de ler saltou os muros da escola, envolveu famílias, vizinhos, amigos, aproximou a sociedade lagoense. E, parafraseando Voltaire, podemos dizer que, muito mais que engrandecer a alma, a leitura, através do “Festival Lusíadas”, tornou-se acessível, prazerosa, questionadora, tornou-se incrivelmente viva, resumiu Andréa.
Fonte: Andréa Vieira-Diretora da Escola Estadual N.S da Piedade
Fonte: Vanderlei Gontijo