Esgoto a céu aberto no Parque Municipal do Mocambo tem revoltado moradores e usuários do local
O inconveniente de um esgoto a céu aberto no interior do Parque Municipal do Mocambo tem revoltado todos os usuários e moradores próximos. Eles são obrigados a conviver, em dias de calor, com o mau cheiro provocado pelo esgoto e, quando chove forte, com alagamentos.
De acordo com presidente do CODEMA, Ivanildo Alves Zica, o esgoto escorre bem próximo às margens de uma nascente e, além do odor insuportável, causa infestação de mosquitos à noite. “Há vários meses, o esgoto vem causando transtorno e a Administração Municipal nada faz para resolver. Em época de muita chuva, há alagamentos e a sujeira espalha-se dentro da área preservada”, relata.
O lançamento acontece de forma clandestina através da rede pluvial. “Essa poluição diminui o oxigênio da água e proporciona o crescimento de algas”, ressaltou o presidente do CODEMA.
O local é um dos pontos de convivência e lazer, sendo visitado por diversas pessoas. O fato desta percepção não ser boa para o Parque Mocambo e usuários traz a questão destes arredores estarem convivendo com carências significativas em habitações dignas e falta de tratamento de esgoto.
A situação mais alarmante é a cor escura e suja que se encontra a água, onde o esgoto formou um pequeno córrego, e passa no meio da natureza esbelta. Usuários buscam uma solução há vários meses junto à prefeitura.
Para resolver o problema de esgoto a céu aberto, a nossa equipe de reportagem procurou o Setor de Planejamento, que se demonstrou bastante interessado sobre o assunto e está estudando a viabilidade de reestruturação de toda a rede de esgoto no local.
Fotos: Aldiéres Brito
Fonte: Vanderlei Gontijo