Esgoto que transborda de Estação Elevatória em Lagoa Formosa estaria caindo na subestação de captação de água da cidade

Após denuncia a Polícia Militar Ambiental esteve no local e constatou o fato e autuou o SAAE por crime ambiental

Notícias | Meio Ambiente

23 Junho, 2022

1

Esgoto que transborda de Estação Elevatória em Lagoa Formosa estaria caindo na subestação de captação de água da cidade


Após denuncia do dono de uma propriedade situada às margens do Córrego Sapé, local que fica a aproximadamente 100 metros da subestação de captação de água do SAAE, a Polícia Militar Ambiental esteve na Estação Elevatória de Esgoto (EEE), localizada num terreno da prefeitura municipal de Lagoa Formosa, e confirmou se tratar de um crime ambiental. O esgoto está transbordando da estação, que na prática é um equipamento que tem o objetivo de encaminhar os efluentes sanitários, através de manobras submersíveis até uma estação de tratamento de esgoto, mas o procedimento não está ocorrendo. Nossa reportagem esteve no local e conversou com o morador da fazenda Gilmar Lopes, que falou sobre a situação (vídeo).

 

De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Ambiental esteve no local na última terça-feira (21/06) e constatou que onde foi construída a Estação Elevatória de Esgoto, existe uma nascente de água que fica a poucos metros de distância. Ainda, segundo o boletim, o esgoto que está transbordando da estão percorre apenas 50 metros até atingir o curso d’água da nascente, e que, essas águas vão direto para o córrego do Sapé onde fica a subestação de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que abastece a cidade de Lagoa Formosa.

 

O esgoto está atingindo uma nascente que segue para o córrego do sapé onde fica a subestação do SAAE

Com isso, os militares foram a até a sede da empresa do SAAE e conversaram com a superintendente do órgão. Ela contou para a polícia que a estação foi construída, mas que não entrou em operação, contudo devido à construção de imóveis num bairro novo que fica naquela região, o esgoto doméstico começou a ser jogado na rede da estação elevatória, provocando o derramamento. A superintendente disse ainda que, no prazo máximo de 15 dias o problema será resolvido.

 

A Estação Elevatória de Esgoto foi construída, mas não entrou em funcionamento

Diante dos fatos, foi lavrado um auto de infração ambiental para o SAAE, por causar poluição, degradação ou danos aos recursos hídricos, conforme previsão legal no artigo 112 do decreto 47.383/18, anexo 1, código 114. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (8)

COMENTÁRIOS (1)


  • ROBERTO THADEU DA FONSECA NASCENTES

    Semana passada chegou aqui em água como de enxurrada, após conserto feitos pelo SAAE.


    24/06/2022 10:20

    Responder