Esporte Clube Mamoré completa 65 anos de glórias e conquistas no futebol

Esportes | Mamoré

13 Junho, 2014

0

Esporte Clube Mamoré completa 65 anos de glórias e conquistas no futebol


O Esporte Clube Mamoré comemorou na manhã da última Sexta-Feira, 13 de junho, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz,  o seu 65º aniversário. A história do clube é repleta de lutas e conquistas, desde o futebol amador ao profissional, até as disputas locais ou contra grandes clubes nacionais em jogos do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão e na Copa Sul Minas. A programação começou bem cedo com uma missa celebrada pelo Padre José Antônio Ramos, das paróquias de São Pedro e São Paulo. 

Logo em seguida, foi realizado um futtebol solidário, organizado pela Torcida Independente com o intuito de ajudar um garotinho de apenas 1 ano de idade que precisa urgentemente de uma cirurgia que custa aproximadamente R$30 mil. Ícaro dos Reis Fernandes, foi diagnosticado com uma Hérnia diafragmática. Cada integrante pagou o valor simbólico de R$ 10,00 para participar das festividades. Após o jogo aconteceu um bingo empresarial seguido de um almoço esplendoroso. Várias autoridades marcaram presença.

História do clube:

Na década de 40, a rua Cesário Alvim, em Patos de Minas, era apenas um alagado, um local vulgarmente denominado de “brejo”. Era utilizado pelos atiradores do Tiro de Guerra para atividades militares e desportivas. No entanto, um dos instrutores do Tiro de Guerra, o sargento Marcelino Brandão, enxergou no local mais do que um brejo. E com o apoio do também sargento Andrade, idealizou naquele espaço a criação do Esporte Clube Mamoré.

A fundação se concretizou em 13/06/1949, dia consagrado ao padroeiro da cidade de Patos de Minas, o mártir Santo Antônio. Nascia assim uma paixão, um celeiro de valores e uma referência no esporte para a cidade. O nome é uma referência ao “Rio Mamoré”, um dos afluentes do rio Amazonas. Muitas foram também as parcerias com a iniciativa privada e com o poder público, com grande impacto social.

Dificuldades 

Grandes nomes e grandes homens fizeram grandes feitos no Mamoré. Mas o clube também guarda na memória derrotas marcantes, situações difíceis e complicadas, principalmente na área financeira. Apesar disso, sempre prevaleceram nos momentos cruciais os valores e princípios éticos cultivados ao longo dos anos. Um desses momentos difíceis ocorreu em 2005, quando o clube passou por uma séria dificuldade financeira. Numa atitude ousada e corajosa, o Mamoré negociou o seu maior patrimônio, o Estádio Waldomiro Pereira.

Isso mudou novamente o rumo da sua história. Porém, a direção dos seus objetivos não foi perdida, principalmente a consolidação de um grande time de futebol. Para a negociação do estádio, realizou-se uma assembléia geral com o Conselho Deliberativo e torcedores do clube, em conformidade com o estatuto interno e de acordo a legislação vigente. Uma comissão gestora foi criada para garantir a correta aplicação dos recursos.

Na negociação com o grupo que comprou o estádio ficaram definidas as seguintes metas: saneamento das dívidas; aquisição de um terreno e a construção de um novo estádio. O clube acertou todos os seus compromissos e regularizou sua situação junto aos órgãos competentes, o que acabou sacrificando a continuidade do time de futebol em 2007.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (8)

COMENTÁRIOS (0)