Esporte Clube Mamoré de Patos de Minas completa 66 anos e recebe benção e homenagem

Esportes | Mamoré

13 Junho, 2015

0

Esporte Clube Mamoré de Patos de Minas completa 66 anos e recebe benção e homenagem


O Esporte Clube Mamoré comemorou na manhã deste sábado, 13 de junho, feriado de Santo Antônio, Padroeiro de Patos de Minas, os seus 66 anos de existência com uma celebração religiosa no Estádio Bernardo Ruginber de Queiroz. Várias entidades relacionadas ao clube compareceram para homenagear o clube, além de torcedores e amantes do esporte.

Conheça a história: 

Na década de 40, a rua Cesário Alvim, em Patos de Minas, era apenas um alagado, um local vulgarmente denominado de “brejo”. Era utilizado pelos atiradores do Tiro de Guerra para atividades militares e desportivas. No entanto, um dos instrutores do Tiro de Guerra, o sargento Marcelino Brandão, enxergou no local mais do que um brejo. E com o apoio do também sargento Andrade, idealizou naquele espaço a criação do Esporte Clube Mamoré.

A fundação se concretizou em 13/06/1949, dia consagrado ao padroeiro da cidade de Patos de Minas, o mártir Santo Antônio. Nascia assim uma paixão, um celeiro de valores e uma referência no esporte para a cidade. O nome é uma referência ao “Rio Mamoré”, um dos afluentes do rio Amazonas. A história do clube é repleta de lutas e conquistas, desde o futebol amador ao profissional, até as disputas locais ou contra grandes clubes nacionais em jogos do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão e na Copa Sul Minas. Muitas foram também as parcerias com a iniciativa privada e com o poder público, com grande impacto social.

Dificuldades

Grandes nomes e grandes homens fizeram grandes feitos no Mamoré. Mas o clube também guarda na memória derrotas marcantes, situações difíceis e complicadas, principalmente na área financeira. Apesar disso, sempre prevaleceram nos momentos cruciais os valores e princípios éticos cultivados ao longo dos anos. Um desses momentos difíceis ocorreu em 2005, quando o clube passou por uma séria dificuldade financeira. Numa atitude ousada e corajosa, o Mamoré negociou o seu maior patrimônio, o Estádio Waldomiro Pereira.

Isso mudou novamente o rumo da sua história. Porém, a direção dos seus objetivos não foi perdida, principalmente a consolidação de um grande time de futebol. Para a negociação do estádio, realizou-se uma assembléia geral com o Conselho Deliberativo e torcedores do clube, em conformidade com o estatuto interno e de acordo a legislação vigente. Uma comissão gestora foi criada para garantir a correta aplicação dos recursos.

Na negociação com o grupo que comprou o estádio ficaram definidas as seguintes metas: saneamento das dívidas; aquisição de um terreno e a construção de um novo estádio. O clube acertou todos os seus compromissos e regularizou sua situação junto aos órgãos competentes, o que acabou sacrificando a continuidade do time de futebol em 2007. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (24)

COMENTÁRIOS (0)