Estradas precárias nos municípios de Carmo do Paranaíba e Patos de Minas podem causar prejuízos aos agropecuaristas

Notícias | Mundo

06 Fevereiro, 2017

0

Estradas precárias nos municípios de Carmo do Paranaíba e Patos de Minas podem causar prejuízos aos agropecuaristas


Agropecuaristas das regiões de São Bartolomeu, Extrema e Campo Alegre sofrem com a situação em que se encontram as estradas vicinais dos dois municípios. Com a chegada do período das chuvas houve uma piora considerável na conservação das estradas, que já era muito ruim. Na última sexta-feira (03/02) vários produtores tiveram dificuldades de trafegar pela estrada que liga a BR 354 às localidades de Extrema e São Barto.

Foi necessário que um trator de grande porte auxiliasse os motoristas de veículos pesados e de carga que tentavam chegar até algumas fazendas localizadas naquele trecho. Os pecuaristas e agricultores estão revoltados e pedem às autoridades competentes para que olhem com urgência a situação das estradas vicinais dos dois municípios.

De acordo com informações de um fazendeiro que tem propriedades rurais e usa tanto a estrada vicinal que liga a BR 354 á região de São Bartolomeu quanto a estrada que liga a mesma rodovia à região de Campo Alegre, a situação está ficando praticamente insustentável. Ele conta que o descaso das administrações públicas dos municípios de Carmo do Paranaíba e Patos de Minas às quais as estradas pertencem é algo assustador.

Revoltados, os fazendeiros e sitiantes esperam uma solução. Veículos pesados e carros de passeio estão tendo dificuldades em locomoverem pelas estradas. Já com as chuvas dos últimos dias, o barro formou imensos atoleiros no trecho que vai da região de “Pião até São Barto”. No lugar um trator agrícola de grande porte, que pertence a um produtor, já fica de prontidão e está sendo usado para arrastar as carretas e caminhões.

Para piorar a situação, a outra estrada vicinal também é usada pelos agropecuaristas para escoar suas produções está na mesma situação. Segundos os usuários da estrada que liga a BR 354 à comunidade de Campo Alegre e fazendas adjacentes, assim que se passa pela divisa do município de Lagoa Formosa a estrada é só buracos e atoleiros quando está chovendo. O local é de responsabilidade da prefeitura de Patos de Minas. 

Já foi noticiado pelo gestor daquele município de que as estradas vicinais serão todas recuperadas, mas enquanto isso os fazendeiros correm riscos de ficar sem estradas para transportar suas produções e materiais primas e manufaturadas.  A situação se complica ainda mais, porque as duas estradas ficam a uma longa distancia das cidades de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba, municípios que ambas pertencem. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (16)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)