Estudante de Engenharia Aeroespacial que tem família em Patos de Minas é aprovada na Agência Espacial Brasileira (AEB)
A estudante de Engenharia Aeroespacial Júlia Laryssa Messias, 23 anos, que tem família na cidade de Patos de Minas, foi aprovada recentemente pela Agência Espacial Brasileira (EAB). Em entrevista concedida ao jornalista Gabriel Araújo do Sistema Clube de Comunicação, a jovem falou sobre como surgiu esse conhecimento e a oportunidade de ingressar na agência (vídeo).
A trajetória acadêmica de Júlia começou em Uberlândia, onde ela cursou o ensino fundamental em uma instituição pública, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Lá, a jovem participou do Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas (GEPIT), que desenvolve estudos e pesquisas com foco em sustentabilidade.
Durante esse período, a estudante participou de diversas feiras de ciências pelo país, conquistando o primeiro lugar na Feira Ciência Viva da UFU em 2016, com um projeto de empresa sustentável. Além disso, Júlia Laryssa venceu um concurso nacional de cartografia com um desenho que representava o lugar no mundo como o espaço onde os sonhos dela se realizam.
Posteriormente, ela se mudou com a família para Patos de Minas, onde estudou todo o ensino médio, como aluna bolsista, no Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG). Lá, a estudante aprofundou os conhecimentos em física e ciências, participando da Olimpíada Nacional de Ciências e obtendo a medalha de prata.
“Aprovada no curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília (UnB), apaixonei-me pelo setor aeroespacial, especialmente pela aeronáutica. Integrei a equipe de competição “Mamutes do Cerrado”, dedicada ao desenvolvimento de projetos de aerodesign, participando de diversas competições pelo país. Atuei como líder da área de Aerodinâmica, focando no projeto e otimização do desempenho de aeronaves em decolagem, voo e pouso, além de exercer funções na gerência de projetos” conta Júlia Laryssa.
Estudante de Engenharia Aeroespacial Júlia Laryssa
Messias, 23 anos
Atualmente, em dezembro de 2024, a estudante teve a oportunidade de se ingressar na Agência Espacial Brasileira (AEB), cujo objetivo é promover o desenvolvimento espacial do Brasil e também fomentar o interesse dos jovens por essas áreas. “Estou entusiasmada em contribuir para o avanço do setor aeroespacial brasileiro e continuar minha jornada de aprendizado e inovação” disse Júlia.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal de natureza civil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, pela Lei nº 8.854, de 10 de
fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do
governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial, com a finalidade
de promover o desenvolvimento das atividades espaciais de interesse
nacional.
Por Vanderlei Gontijo/Entrevista e fotos: Gabriel Araújo - Sistema Clube de Comunicação