Exames de raio-x realizados na UPA da Avenida Marabá não são procurados e se acumulam no local

Notícias | Saúde

14 Fevereiro, 2013

0

Exames de raio-x realizados na UPA da Avenida Marabá não são procurados e se acumulam no local


Os resultados de exames de raio-x realizados na UPA em Patos de Minas, tem se acumulado no local há um bom tempo. Os pacientes procuram a unidade de saúde para fazerem os exames, sendo que 24 horas após os raio-x serem feitos, os mesmo já pode ser retirados pelos pacientes. Mas o que vem acontecendo é que tem exames realizados no início do ano de 2012 que ainda não foram buscados.

De acordo com a Gerente Administrativo da UPA, Sueli Maria de Souza Santos, os pacientes fazem os exames mas os mesmos não voltam para pegar o resultado. Ela disse que o sistema de raio-x da Unidade é digital e informatizado, sendo que após serem feitos na UPA de Patos de Minas, os mesmos são encaminhados para a cidade de Uberlândia para uma empresa terceirizada. Os encaminhamentos dos exames são feitos on-line.

O coordenador da UPA, Luiz Antônio da Silva, informou que o paciente faz o exame em uma dia e no outro o mesmo fica pronto e pode ser retirado no local, para ser mostrado para o médico fazer o diagnóstico do resultado. O exame tem que ser levado para o médico do posto de onde o pedido foi feito para ser avaliado. Mas segundo ele a maioria dos pacientes se recusam a buscar os exames na UPA.

Um dos pontos apontados pelos pacientes para não buscarem os exames é a distância entre o os bairros da UPA, que fica na avenida Marabá. O portal de notícias Patos 1, ouviu alguns pacientes que disseram que fica difícil ir no local. Mas de acordo com a Gerente Sueli a unidade parou de mandar os exames para os postos de saúde de seus respectivos bairros, porque os mesmos não se interessavam em saber sobre os resultados e mostrá-los para os médicos.

Para fazer o raio-x na UPA o paciente primeiro precisa passar pelo médico do posto de saúde de seu determinado bairro e pegar o encaminhamento com o mesmo. Segundo Sueli Maria, a prioridade é para raio-x de tórax e abdômen. Após marcar na central o paciente que tiver condições de esperar aguarda em casa o contato com o mesmo. Ela disse que a UPA tem capacidade de atender atualmente 315 pessoas por dia.  

No local centenas de exames de raio-x estão sendo arquivados porque não há mais espaço para colocá-los. Segundo o Secretário de Patos de Minas, Dirceu Deocleciano, está sendo estudado uma forma de facilitar para os pacientes a retirado dos resultados de exames realizados na UPA da Avenida Marabá. Segundo ele sua equipe já busca uma solução para o fato. 

Fonte: Matéria e fotos:Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (13)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)