Farol Incubadora de Empresas pretende inovar cenário empreendedor de Patos de Minas e região
O mercado de Patos de Minas, Alto Paranaíba e também do Noroeste Mineiro é consideravelmente influenciado pelos processos desenvolvidos pela Incubadora de Empresas.A novidade é que a Incubadora de Empresas de Patos de Minas ganhou uma nova marca. O que antes era IEP, agora se tornou um Farol.
A Farol Incubadora de Empresas oferece oportunidade de emprego para os empreendedores e o crescimento destes gera novos empregos, além de proporcionar a retenção do capital intelectual humano na região.
Para a Gestora de Território de Inovação, Lilian de Cássia Oliveira, que está há quase oito anos na Incubadora, a Farol está nascendo em um momento de renovação. “Estamos remodelando nossos processos, traçando novos rumos e desenhando novos desafios”.
Apesar do nome Incubadora de Empresas de Patos de Minas, a demanda da IEP era muito maior e as empresas atendidas se estendiam a outras regiões. Como o Unipam é a instituição de maior capilaridade na região, muitos dos estudantes são de outras cidades e eles acabavam imaginando que a Incubadora atendia especificamente empresas de Patos de Minas, devido ao nome. A partir daí surge a necessidade da troca do nome e marca.
“Se nós não apoiamos as empresas que abrigamos, quem irá apoiar? ”, indagou a Gestora de Território de Inovação ao explicar o processo de alteração do nome e marca. Lilian de Cássia conta que no momento em que buscaram a nova identidade, sua primeira preocupação foi em dar oportunidade para as empresas incubadas.
Segundo o Empresário e Incubado, Thiago Pacheco, o reconhecimento por parte da Incubadora possui um valor muito grande. Ele comenta ainda sobre processo de construção da nova marca. “Para chegar ao que hoje é a Farol Incubadora de Empresas antes nós procuramos seguir uma linha de criação em que fosse possível abordar todo o ambiente de empreendedorismo que o Unipam vem construindo ao longo do tempo. Um dos últimos lançamentos foi o Oceano - Centro de Empreendedorismo e Aceleradora de Negócios, assim nós decidimos dar continuidade, criando uma relação entre ambos. O que norteia um navegante em um oceano? Um farol. Desta forma foi possível posicionar a Farol como referência e apoio aos empreendedores. ”
Autor: Assessoria de Imprensa