Festa do Fazendeiro de Lagamar não será realizada pelo 2º ano consecutivo
Nos meados do mês de Julho, a Prefeitura de Lagamar enviou um documento ao Sindicato Rural da cidade oferecendo ajuda de R$ 60 mil e assumiu os custos com candidatas, encontro da mulher do campo e publicidade para realizar a 39ª Festa do Fazendeiro. A proposta não foi aceita e o evento não será realizado pela terceira vez na história, sendo a segunda consecutiva. Nesta Sexta-Feira (01/08) através de uma entrevista numa emissora de rádio local o presidente do Sindicato Rural de Lagamar revelou que não vai realizar o evento, mesmo com a ajuda da Prefeitura, alegando que o valor é insuficiente.
Vale ressaltar que a Festa do Fazendeiro é de total responsabilidade do Sindicato, como acontece em todas as cidades que possuem Festa de Exposição Agropecuária, como: Patos de Minas (Fenamilho), Lagoa Formosa (Festa do Feijão) Vazante (Expozante), Coromandel (Expocoró), Uberlância (Camaru), entre outras. Em todas estas cidades o evento é realizado pelo Sindicato. As Prefeituras entram ou não como patrocinadora parcial – como se comprassem uma cota de patrocínio do evento – e jamais como a realizadora, até porque sindicato rural é um órgão privado nas cidades. Eventos que são de total realização governamental, pagos com dinheiro público, devem ser sem fins lucrativos e com portões abertos.
A Festa do Fazendeiro tem finalidade gerar lucro para o Sindicato, por isso há cobrança de ingressos. O prefeito Dr. Cássio de Wilde Marra disse que esse valor de R$ 60 mil e os compromissos assumidos com as demais despesas é o máximo que a administração municipal pode pagar. Segundo ele, não pode comprometer os pagamentos com fornecedores e servidores, além de manter os serviços básicos do município, como saúde, estradas e educação.
Fonte: vazante.net
Fonte: Vanderlei Gontijo