Festival de Hip Hop reune mais de 20 artistas grafiteiros em Patos de Minas
No último sábado (25/07), a cidade de Patos de Minas reuniu mais de 20 artistas de Monte Carmelo, Patrocínio, Uberlândia e São Paulo na 10° Invasão de Arte. O evento foi organizado pelo Corre Coletivo, grupo formado por artistas independentes de Patos de Minas. Foram mais de 40 metros de muralismo.
Além das pinturas, houve dança de rua, arte conhecida como, "street dance", com a Cia. Tribus de Patos de Minas, show de reggae com a banda Waryguana, show de rap com os grupos Conspiração Verbal Rappers, Parceria Forte, Mensageiro da Paz, Vandão e seus Diamantes, SMR e pré-lançamento do CD Voz de Poder.
O Coletivo CincoSete de Uberlândia fez uma oficina de 'stencil' e realizou um varal de poesias com os moradores do bairro Cidade Jardim, que prestigiaram o festival. Quem gosta de uma boa leitura encontrou vários títulos disponíveis numa feira montada pela organização. Foram doados quase 100 livros doados por voluntários.
Segundo Bertiher Teixeira do Amaral Júnior, integrante do grupo Corre Coletivo, a intenção era fazer uma galeria de artes a céu aberto no beco, reunindo vários artistas para uma grande interação. "O evento superou as nossas expectativas e o que se viu foi um repertório variado. Nas pinturas os artistas abusaram da criatividade e mostraram o estilo próprio, alguns pintaram personalidades como Chico Buarque, Criolo, Nina Simone, etc.", explicou.
O "Beco do Grafite" surgiu em 2010 com apenas 3 metros de desenho, e dois grafiteiros, hoje são mais de 100 metros e se depender dos artistas patenses continuará crescendo cada vez mais. "A gente usa tinta spray ou tinta de parede (látex), ou esmalte a base d'água para as nossas pinturas. O resultado foi uma mostra variada, onde os artistas abusaram do colorido e embelezaram a paisagem urbana do beco", salientou.
A Prefeitura Municipal de Patos de Minas e patrocinadores apoiaram a realização do 10ª Invasão da Arte, junto com a população que colaborou com a doação de tintas "látex" aos artistas. Os painéis ficarão em exposição e a ideia é ampliar o espaço com mais pinturas e eventos deste tipo, tornando o local um ponto de encontro para os apreciadores da arte e para visitas do público.
Fonte: Vanderlei Gontijo