Fila é registrada nas primeiras horas de atendimento do Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19

O atendimento foi iniciado as 8:30hs desta segunda-feira (17/1).

Notícias | Saúde

17 Janeiro, 2022

0

Fila é registrada nas primeiras horas de atendimento do Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19


Filas foram observadas nas primeiras horas de atendimento no Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 de Patos de Minas.

Por volta de 09hs o movimento no local já era intenso, aproximadamente 50 a 70 pessoas aguardavam em uma fila para entrar na unidade, em muitos momentos o distanciamento não era respeitado pela própria população e não havia no momento  profissionais da unidade organizando a fila.

O atendimento foi iniciado as 8:30hs desta segunda-feira (17/1). O Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 de Patos de Minas está localizado no imóvel do antigo CAPS AD (Rua Dona Luiza, 710, Bairro Lagoa Grande), para funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, com três médicos por plantão.

Como no momento há risco de desabastecimento de testes rápidos para detectar a infecção em todo o Brasil, há novas orientações para uso desses produtos. Neste primeiro momento serão testados, a partir do terceiro dia de sintomas, somente:

pacientes que tenham maior gravidade de sintomas (dispineia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios, ou rosto);

pacientes hospitalizados e cirúrgicos;

pessoas no grupo de risco (por exemplo, imunossuprimidos ou em tratamento de câncer);

gestantes e puérperas (45 dias após o parto);

trabalhadores assistenciais da área da saúde;

colaboradores de serviços essenciais.

O fluxo de atendimento fica da seguinte forma em Patos de Minas:

UPA: continua sendo referência para sintomáticos respiratórios graves.

USFs: continua sendo referência para pessoas que apresentam sinais e sintomas leves ou estão assintomáticas. Não haverá oferta de teste rápido nas unidades até que o abastecimento seja normalizado. O diagnóstico será feito pelo médico, que tem autonomia para afastar o paciente por atestado.

Centro de Enfrentamento: referência para pessoas com sinais e sintomas leves e moderados, realizando teste rápido naquelas que se encaixam no grupo prioritário acima citado, sempre a partir do terceiro dia de sintomas. Aquele que não se encaixa nos grupos prioritários será avaliado pelo médico, que tem autonomia para afastá-lo por atestado. Caso o paciente assistido no centro necessite de mais exames ou internação, é encaminhado para a UPA.

Todas as pessoas com sintomas gripais/respiratórios devem cumprir isolamento por pelo menos sete dias, submetidas ou não ao teste Covid.

A redação solicitou informações da prefeitura em relação ao fluxo de pacientes que estão entrando de cada vez na unidade e quais medidas serão tomadas para evitar filas longas no local e aguarda uma resposta.

Por Clube notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)