Filha de empresários de Lagoa Formosa reúne parentes e amigos em noite de gala para comemorar seus 15 anos
Uma noite de gala foi preparada para a sociedade lagoense na noite deste Sábado (20/05). O evento foi para comemorar o aniversário de 15 anos da jovem Ana Paula Ferreira Araújo, que é filha do casal de empresários, Vanderlei Alves de Araújo e Célia Ferreira Silva Araújo. A festa da debutante aconteceu no salão de eventos do Lagoa Tênis Clube (LTC). Estiveram presentes para participarem deste momento tão importante e esperado na vida da aniversariante, seus familiares e convidados especiais. O momento inesquecível para a garota também foi marcado pela presença de seus irmãos Gustavo Alexandre Silva Araújo e Aliny Cristina Silva Araújo. A festa foi acompanhada por momentos de grandes emoções, como as homenagens dos pais, padrinhos e amigos especiais que arrancaram da jovem Ana Paula, inúmeros suspiros de felicidade.
Com muita simpatia e elegância a adolescente que nasceu no dia 20 de Maio foi apresentada aos presentes pelo mestre de cerimônia. Após uma entrada triunfante no salão de festas, a aniversariante recebeu dezenas de homenagens. Durante a cerimonia, Ana permaneceu serena e sorridente e a cada gesto de carinho que recebia segurava as lágrimas. Durante o evento foi, a jovem que já havia recebido a celebração de uma missa em ação de graças na sexta (19), agradeceu a presença de todos e reafirmou a alegria de poder estar vivendo o momento especial e de muita importância em sua vida. As centenas de pessoas que acompanharam a festa de 15 de anos de Ana, ainda puderam se divertir ao som de um dj. Também foi servido bebidas, churrasco e petiscos aos convidados.
O baile de debutantes surgiu em reinos europeus, sobretudo nos locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estreia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.
Aqui no Brasil, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa. Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Continuando o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, em algumas comemorações são acesas velas que simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.
Fonte: Vanderlei Gontijo