FMF marca jogo entre URT e Atlético válido pelas semifinais do estadual para o Mineirão

Esportes | URT

10 Abril, 2017

0

FMF marca jogo entre URT e Atlético válido pelas semifinais do estadual para o Mineirão


A FMF decidiu nesta segunda-feira os locais e os horários dos jogos de ida da semifinais do Campeonato Mineiro. O duelo entre URT de Patos de Minas e Atlético será no Mineirão, às 11h de domingo. Já o confronto entre América e Cruzeiro ocorrerá no mesmo dia, às 16h, no Independência.

As partidas de volta ainda não tiveram datas, horários e locais definidos pela FMF.

Em oficio, a Federação diz que levou em consideração “o pedido da URT para jogar, como mandante, no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão)”.

A FMF ainda explica que, segundo “permissão do Regulamento Específico da Competição (REC)”, “as equipes, nas semifinais e final, atendido o requisito de capacidade superior a 10 (dez) mil torcedores, possam jogar em quaisquer estádios aptos em Minas Gerais”, acrescenta.

Sabe-se que, como o Atlético é um clube de Belo Horizonte, trata-se na prática de uma inversão de mando. O regulamento, contudo, dá brecha a outra interpretação e concede à FMF a autonomia de definir os mandos da fase final. O artigo 27 do Regulamento Específico da Competição diz que “nas semifinais e final, o mando dos jogos pertencerá à FMF, que, após consultar as partes interessadas, decidirá os locais das partidas dentre todos os estádios aptos no Estado de Minas Gerais, sem que se caracterize inversão de mando de campo”, diz.


A redação do trecho acima, em negrito, gera duplo sentido: "sem que se caracterize inversão de mando de campo".

O primeiro parágrafo do artigo 38 diz que “por inversão de mando de campo entende-se um clube, constando como mandante na tabela de jogos divulgada, jogar na casa do adversário e vice versa”. O segundo parágrafo deste mesmo artigo informa que “por casa do adversário entende-se o estádio informado no Conselho Técnico como local de mando de campo e ou cidade onde manda seus jogos”. A casa oficial do Atlético é o Independência, em Belo Horizonte.

Posicionamento da URT

Em entrevista ao Superesportes, Roberto Túlio Miranda, presidente da URT, explicou por que o time de Patos de Minas mandará o jogo de ida em Belo Horizonte. "Quando há o arbitral, os clubes têm que indicar dois campos pra poder jogar caso chegue à fase final. Nós optamos por colocar o Bernardo Rubinger de Queiroz (estádio do Mamoré, em Patos de Minas) como primeira opção, e o Mineirão como segunda. Mas a vistoria no gramado do Bernardo não passou (laudo venceu dia 7/4), então, por isso, jogaremos em Belo Horizonte. Não é uma inversão de mando. Eles (o Atlético) jogam no Independência".

Roberto Túlio esclareceu, ainda, o fato que fez a direção do clube rechaçar a possibilidade de jogar em alguma outra cidade próxima a Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba. "Nós teríamos o estádio de Uberlândia, que é mais próximo de Patos, mas o time de lá tem rivalidade grande com os times da nossa cidade. Então, a torcida não iria a campo ver nosso jogo. Em Belo Horizonte também teremos mais torcida contrária, mas teremos oportunidade de fazer um caixa para o clube", argumentou.

Na semifinal do ano passado, também contra o Atlético, a URT optou por jogar no estádio do rival Mamoré.

Ambos os jogos serão no domingo em virtude dos compromissos de Atlético e Cruzeiro, desta semana, pela Copa Libertadores e pela Copa do Brasil, respectivamente. O Galo enfrenta o Sport Boys, da Bolívia, 19h30 de quinta-feira, no estádio Independência. Na mesma noite, a Raposa enfrenta o São Paulo, no Morumbi, às 21h30.

Fonte:UAI

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)