Focos de incêndio continuam destruindo a mata do Catingueiro na cidade de Patos de Minas

Notícias | Mundo

27 Setembro, 2014

0

 Focos de incêndio continuam destruindo a mata do Catingueiro na cidade de Patos de Minas


Um incêndio que teve início nesta Sexta-Feira (26/09) continua destruindo grande parte da mata do catingueiro. O fogo começou em um lote vago e se alastrou rapidamente por toda vegetação. O corpo de bombeiros foi chamado e tentou conter as chamas que se transformaram em grandes focos por toda a mata. No início da noite deste Sábado (28/09) a reportagem do Patos 1 Notícias, esteve no local e o fogo continuava queimando a mata que é uma das poucas reservas ambientais que existem na cidade. A mata do "Catingueiro" fica na região da Escola Agrícola e ás margens da MGC 354. 

A prioridade no local é não deixar o fogo chegar até as casas que ficam ao redor da mata. Os moradores estão assustados com o tamanho das labaredas que consomem as enormes árvores no meio da mata fechada. Esse é o terceiro incêndio de grandes proporções que acontece no local em três anos. As autoridades tentam alertar as pessoas, através de comunicados através da imprensa quanto aos perigos de incêndios em lotes vagos e em margens de rodovias.

Segundo os bombeiros, o incêndio de grande proporção se alastrou pelo local rapidamente devido ao clima seco e o forte calor. Por ser uma área de preservação, os esforços permanecem com o intuito de evitar desastres futuros. O fogo, que atingiu grande parte da mata, teve início pelo acesso da MGC 354, próximo a construção de um loteamento. Mesmo com a tristeza por causa da destruição causada pelo incêndio, a solidariedade e preocupação de algumas pessoas servem de alento para os militares. Voluntários estiveram no local para tentar controlar as chamas.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, durante o período de Junho a Novembro, grande parte do país é acometida por queimadas, que se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade.  Ainda não se sabe o que causou o início da queimada, mas como o clima permanece seco e a umidade relativa do ar continua baixa, existem várias situações que podem ter provocado o incêndio, mas de acordo com os militares do Corpo de Bombeiros o mais provável é que tenha sido criminoso.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (43)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)