Folia de Reis na Comunidade de Beco inaugura novo espaço construído para realização de eventos

A festa termina neste sábado (27) com a coroação dos novos festeiros

Notícias | Cultura

27 Julho, 2019

0

Folia de Reis na Comunidade de Beco inaugura novo espaço construído para realização de eventos


Uma Folia de Reis que está sendo realizada na Comunidade de Beco inaugura extra oficialmente, o novo espaço construído no local, para receber todos os tipos de eventos religiosos e festivos. A folia que está acontecendo desde o dia 25 de julho termina neste sábado (27), com o reza do Terço em Louvor a Santos Reis, coração dos novos festeiros e almoço para todos os presentes. A reportagem do Portal de Notícias Patos 1 visitou a festa e conversou com os festeiros Nilson, Maria Geralda e Esmeraldo.


A comunidade de Beco fica próximo ao Distrito de Monjolinho e está às margens da estrada vicinal pavimentada que liga o distrito à Lagoa Formosa. Além da celebração religiosa, o público que já esteve no local se divertiu com música ao vivo todas as noites.  Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil no início da formação da identidade cultural do país, e que ainda hoje prevalece vivo nas manifestações folclóricas de muitas partes do Brasil.


Na região, o estilo das Folias sofreram mudanças com o passar dos tempos, mas nos meses de Junho, Julho e Agosto os festeiros reservam tempo especial para organizarem suas folias e manterem vivas suas crenças. As principais festas no município podem prolongar por até uma semana. As Folias de Reis são famosas também por oferecer comida em abundancia aos participantes. Já a tradição “manda” que a coroa seja passada de uma pessoa para outra todos os anos, assim mantendo viva a cultura da Região no Alto Paranaíba. 


As ”Festas de Reis” como são conhecidas na região do Alto Paranaíba, acontecem até o final do mês de Agosto de cada ano. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (55)

COMENTÁRIOS (0)