Folia de Reis no sítio Cochilo Manso fecha a temporada de festas religiosas no município de Lagoa Formosa

Regionais | Cultura

25 Agosto, 2016

0

Folia de Reis no sítio Cochilo Manso fecha a temporada de festas religiosas no município de Lagoa Formosa


As folias de reis do município de Lagoa Formosa estão próximas do fim. Após aproximadamente 04 (meses) de eventos espalhados por todo município e região, as comemorações aos três reis santos estão chegando ao fim. Foram dezenas de festas e apresentações de folias. Neste Domingo (28/08) será realizado o fechamento das comemorações no “Cochilo Manso” com a realização da folia dos festeiros, Zé do Lando, Carlinhos e Marli. A reza do terço será às 12h00. Em seguida acontece à apresentação da folia do Belchior Tomé, da cidade de Patos de Minas.

O sítio fica na região do “Sapé” a poucos quilômetros da cidade de Lagoa Formosa sentido Limeira. Além da celebração religiosa, o público presente irá se divertir com música ao vivo.  Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil no início da formação da identidade cultural do país, e que ainda hoje prevalece vivo nas manifestações folclóricas de muitas partes do Brasil. As festas de reis como são conhecidas na região do Alto Paranaíba, acontecem até o final do mês de Agosto de cada ano. 

Na região, o estilo das Folias sofreram mudanças com o passar dos tempos. Atualmente já não é possível ver folias com os convidados chegando montados a cavalos ou até mesmo em carros de bois. Os tempos mudaram, mas o que prevalece é a tradição que é passada de pais para filhos e que não deixa morrer a cultura da região. Nos meses de Junho, Julho e Agosto os festeiros reservam tempo especial para organizarem suas folias e manterem vivas suas crenças.

Em Lagoa Formosa, as Folias de Reis arrastam multidões de pessoas, e até mesmo os comerciantes aproveitam para faturar uma grana extra, sendo que as comemorações são em locais e datas programadas. As principais festas no município podem prolongar por até uma semana. As Folias de Reis são famosas também por oferecer comida em abundancia aos participantes. Já a tradição “manda” que a coroa seja passada de uma pessoa para outra todos os anos, assim mantendo viva a cultura da Região no Alto Paranaíba.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (29)

COMENTÁRIOS (0)