Frades Capuchinhos reeditam livro biográfico e, postulam a Beatificação e Canonização de Frei Gabriel de Frazzanó

Notícias | Mundo

02 Junho, 2021

0

Frades Capuchinhos reeditam livro biográfico e, postulam a Beatificação e Canonização de Frei Gabriel de Frazzanó


Recentemente, os frades Capuchinhos de Minas Gerais reeditaram um livro muito especial, escrito por Frei Francisco de Uberaba, sobre a Vida  e as obras de Frei Gabriel de Frazzanó, frade missionário italiano que veio para Minas Gerais e doou sua Vida aos trabalhos em Belo Horizonte, Carmo do Paranaíba, Uberaba e Frutal. Frei Gabriel chegou em Minas Gerais em 1936 e faleceu em 1973, na cidade de Frutal, onde está  sepultado.

A razão motivadora dessa reedição biográfica é a Causa de Beatificação e Canonização de Frei Gabriel, aberta pelos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais junto á Santa Sé e á Arquidiocese de Uberaba, pois, ainda em vida, Frei Gabriel já  era tido como "um homem santo".

Toda sua vida de Frei Gabriel foi dedicada à promoção da dignidade e ao cuidado de crianças, idosos, doentes e dos mais necessitados. Com base no testemunho capuchinho e na doação da vida do Frei, a Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais iniciou o Processo de Beatificação juntamente à Arquidiocese de Uberaba.

Dentre as autorizações necessárias para os encaminhamentos, no dia 14 de dezembro de 2020, foi celebrada uma missa em Belo Horizonte  onde o Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, assinou uma carta endereçada á Congregação para as Causas dos Santos pedindo a consulta sobre Frei Gabriel de Frazzanó, para então continuar os trâmites do processo.

Os próximos passos, da chamada Fase Diocesana consistem em:

·       Realizar ampla divulgação e propagação  da vida, das virtudes, do testemunho e missão  de Frei Gabriel;

·       Instalação do Tribunal do Inquérito Arquidiocesano e nomeação dos seus oficiais para investigação da vida e das virtudes do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanó;

·       Entrevista para a coleta de informações e testemunhos;

·       Levantamento documental e histórico.

Portanto, o intuito principal da venda dos livros é  divulgar e tornar Frei Gabriel mais conhecido e admirado por sua Vida e por todas as ações e frutos de bondade, de amor e de caridade para com as pessoas mais pobres, enfermas, vulneráveis e necessitadas de solidariedade e  misericórdia.

Na compra do livro, você  ainda estará ajudando no custeio de todo o Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanó.

O livro poderá ser adquirido:

·       Convento dos Capuchinhos e na Paróquia Santa Teresinha - Patos de Minas;

·       Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo do Paranaíba, pelo preço de R$ 10,00;

·       Locais estão sendo distribuídos os santinhos e a oração pela Beatificação do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanó.

História de Frei Gabriel de Frazzanó

Conhecido como "Irmão de Todos", Frei Gabriel foi um missionário que se dedicou a várias obras sociais e religiosas. Nasceu em 1907 como Antônio Machi, na cidade chamada Frazzanó, na Itália, e iniciou a vida religiosa em 1923.


Chegou ao Brasil em outubro de 1936. Em Minas Gerais, sua primeira fraternidade foi em Carmo do Paranaíba, onde foi idealizador e iniciador, em 15 de agosto de 1946, da construção da igreja de São Francisco de Assis.


Depois, foi para Uberaba, onde trabalhou ativamente para a construção das igrejas de Santa Teresinha e São Judas Tadeu. Também promoveu todos os anos o Natal dos Pobres, chegando, em 1955, a distribuir grande quantidade de gêneros alimentícios para inúmeras famílias uberabenses.


Além do Carmo do Paranaíba e Uberaba, Frei Gabriel morou em algumas cidades mineiras construindo algumas igrejas e trabalhando na assistência dos enfermos e pobres.


Porém, foi em Frutal, onde chegou em 1957, que o frade capuchinho fortaleceu os trabalhos de missionário: construiu a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Casa Paroquial, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, o Asilo Pio XII e a capela, a Casa da Criança e a Santa Casa de Misericórdia com a Capela e a Casa das Irmãs.


Após uma viagem à terra natal, Frei Gabriel passou alguns dias internado no hospital que ele mesmo fundou e faleceu em 17 de abril de 1973, aos 66 anos de idade. Em Uberaba, foi homenageado em 1986, com o nome na Creche Frei Gabriel de Frazzanó, no Bairro Jardim Espírito Santo.

 

Redação: Frades Capuchinhos

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)