Fundação Promam oferece várias oportunidades em cursos, oficinas e projetos para crianças, jovens e adultos.

Notícias | Cultura

12 Fevereiro, 2014

0

Fundação Promam oferece várias oportunidades em cursos, oficinas e projetos para crianças, jovens e adultos.


A Fundação Promam desenvolverá, ao longo deste ano, oficinas, cursos e projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Assim como em 2013, este ano estão previstas várias atividades. O Projeto Estar Corpo de Dança, EJA, Jovem Aprendiz, Bombeiro-Mirim, artesanato, corte e costura, padaria e informática são algumas oportunidades oferecidas à população carente. Quem tiver interesse em participar desses projetos deve procurar a Fundação Promam, na rua São Cristóvão, 111, ou ligar no telefone (34) 3822-9748. De acordo com Gleide Lucas Rodrigues, presidente da Fundação Municipal de Promoção da Criança e do Adolescente de Patos de Minas, objetivo do trabalho é atender o maior número possível de pessoas.  

As aulas do “Projeto Estar Corpo de Dança” começaram no dia 10 de fevereiro. Este ano há 30 novatas, totalizando 100 alunos. O projeto é uma parceria da Fundação Promam, Prefeitura Municipal de Patos de Minas e Sicoob/Credicopa. As aulas são de 2ª a 5ª, em dois períodos, das 7h30 às 11h e das 13 às 17h00.

Segundo Marcela Caixeta Magalhães, são trabalhadas todas as modalidades de dança, sendo o balé clássico e o jazz dance as principais. “Temos eventos importantes como o Espaço Talento, Balaio de Artes e aniversário do Projeto Estar Corpo de Dança. Agora estamos focados na preparação para o próximo espetáculo, cuja data de apresentação ainda definiremos”, informou a professora de dança do projeto.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma parceria da Semed, Escola Municipal Frei Leopoldo e Fundação Promam. O projeto é multisseriado, focado no ensino fundamental de 1º, 2º e 3º ano. A idade mínima dos alunos é de 14 anos e não há limite; por isso, muitos idosos participam do ensino. As aulas começaram no dia 5 de fevereiro; são de segunda a sexta-feira, das 12h45 às 16h45.

Dona Eva Vieira da Silva, 67 anos, hoje já consegue identificar as placas dos ônibus do transporte público; antes ela não conseguia porque não sabia ler. Ela também conta que já aprendeu a escrever.

Outra que comemora os resultados positivos com o projeto é dona Maria Luíza, 60 anos, que também não sabia ler nem escrever. “Casei-me muito nova, estudei meus filhos e agora, que são adultos, achei que era minha vez de aprender”, comemora.

“O resultado alcançado com o EJA é gradativo, pois a maioria aprende a ler e a escrever com objetivos diferentes. Alguns querem ser alfabetizados para realizar as tarefas domésticas, como ir ao supermercado e ajudar na educação dos netos, e ainda há aqueles que desejam tirar a carteira de motorista, CNH”, explica a professora do projeto, Maria Aparecida Coelho Silva.

O Projeto Jovem Aprendiz atende jovens e adultos de 14 a 24 anos incompletos, de acordo com o novo estatuto. Segundo Dalva Mota, secretária-executiva da Fundação Promam, foram encaminhados 120 jovens para trabalhar nas empresas e na Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no ano passado. “Numa semana, eles trabalham nesses locais; na outra, frequentam as aulas do curso profissionalizante do Senac. Agora já estamos fazendo a seleção e encaminhamento dos jovens às empresas”, disse Dalva Mota.

A Fundação Promam também conta com um laboratório de informática. O início das aulas é 13 de fevereiro. Ao todo, são 17 computadores que beneficiarão 34 alunos. As aulas serão duas vezes por semana, e o curso é uma parceria com o Cras I”, ressaltou a diretora pedagógica, Elília Tavares.

Desde que assumiu, a presidente da Fundação Promam, Gleide Lucas Rodrigues, tem buscado criar oportunidades para atender o maior número possível de crianças, jovens e adultos. A Fundação Municipal de Promoção da Criança e do Adolescente de Patos de Minas tem um papel importante de retirar os jovens das ruas e inseri-los na sociedade e no mercado de trabalho. “Temos o artesanato, corte e costura onde confeccionamos os uniformes dos funcionários da ‘vaca mecânica’; o bombeiro-mirim oferece 60 vagas; começaremos a seleção e o início do projeto em março. Também estamos em busca de novos projetos. Em breve, colocaremos o curso de panificação em funcionamento. Já foi feita a licitação para a contratação de profissional”,finalizou Gleide Lucas Rodrigues.  
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (8)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)