Garota da cidade de Presidente Olegário com Esclerose Múltipla precisa de ajuda para realizar tratamento
A senhora Silvana, mãe da jovem Francielle Rodrigues da Silva, que sofre de Esclerose múltipla, procurou a nossa reportagem nesta quarta-feira (06/05), relatando os problemas que vem enfrentando com a sua filha, e aproveitou para nos pedir ajuda para o tratamento de Francielle que é realizado na cidade de São Paulo. Como não tem condições financeiras ela precisa da ajuda da população de Presidente Olegário.
¨Fiquei sabendo através de amigos que o Leandro Nunes sempre realiza campanhas com intuito de ajudar as pessoas que estão necessitando de tratamentos e cirurgias, foi ai que ele me falou de vocês, como minha filha necessita de cuidados especiais, fui obrigada a abandonar o emprego para cuidar dela, e como moramos de aluguel estamos vivendo praticamente do beneficio que ela recebe, descobrimos a doença dela em 2013, quando ela teve um surto e perdeu a visão, foi um enorme susto para nós, corremos atrás e através do SUS conseguimos um tratamento em Belo Horizonte, mas esse tratamento não deu certo com ela, assistindo o programa Globo Repórter fiquei sabendo que em São Paulo tinha um tratamento com Capsulas de Vitamina D, o que vem amenizando os surtos de minha filha¨ comentou Silvana.
A jovem Francielle tem que ir a São Paulo para o tratamento uma vez por ano, em março de 2014 ela esteve na capital paulista realizando exames e o tratamento, esse ano ela deveria ter voltado a São Paulo em março, mas como a família não tem condições financeiras para arcar com todos os exames e tratamento, a mãe da jovem vem através de nosso portal pedir a ajuda da população. Algumas pessoas se dispuseram a me ajudar e arcar com alguns exames após ficarem sabendo de nosso sofrimento e de nossas condições, mas nos falta a quantia de R$700,00 (setecentos reais), que são uns exames que não consegui, e por isso decidi vir até vocês e pedir ajuda, o custeio com alimentação, hospedagem e viagem a Secretária Municipal de Saúde vai nos ajudar¨ completou Silvana.
Para quem puder ajudar a jovem Francielle a conta para depósito é a seguinte:
Conta: 17 429 – 7
Agência: 1333-1
Conta Poupança do Banco do Brasil
Titular: Adão Aparecido Mendes
A jovem Francielle Rodrigues Silva, reside com sua mãe na Rua Isaias Pinheiro, Nº 250, casa de fundos, bairro Dona Benta em Presidente Olegário. Para entrar em contato com a família, o telefone é: (34) 9997-3056, falar com Silvana.
O que é Esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões no cérebro. O sistema imune do paciente corrói a bainha protetora que cobre os nervos, conhecida como mielina.
Os danos à mielina causam interferência na comunicação entre o cérebro, medula espinhal e outras áreas do seu corpo. Esta condição pode resultar na deterioração dos próprios nervos, em um processo irreversível. Ao longo do tempo, a degeneração da mielina provocada pela doença vai causando lesões no cérebro, que podem levar à atrofia ou perda de massa cerebral. Em geral, pacientes com esclerose múltipla apresentam perda de volume cerebral até cinco vezes mais rápida do que o normal.
Os sintomas variam amplamente, dependendo da quantidade de danos e os nervos que são afetados.
CAUSAS
As causas exatas da esclerose múltipla não são conhecidas, mas há dados interessantes que sugerem que a genética, o ambiente em que a pessoa vive e até mesmo um vírus podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença. Embora a causa ainda seja desconhecida, a esclerose múltipla tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.
Autor: Dedé Amorim/Fotos: Arquino Pessoal
Fonte: Vanderlei Gontijo