General de Divisão do Exército nascido em Lagoa Formosa é homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Patos de Minas

Notícias | Cultura

23 Julho, 2013

0

General de Divisão do Exército nascido em Lagoa Formosa é homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Patos de Minas


O General de Divisão do Exército Brasileiro, Vicente Gonçalves de Magalhães, nascido na cidade de Lagoa Formosa, residiu em Patos de Minas durante alguns anos. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Zama Maciel e aqui se casou com a patense Maria Aparecida dos Santos, então Rainha dos Estudantes, com quem teve três filhos: Camila, Daniel e Raquel. O homenageado iniciou sua carreira militar, em 28 de fevereiro de 1970, ao ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, terminando o curso em 1972 como 1º colocado da turma. Em seguida, estudou na Academia Militar das Agulhas Negras, sendo declarado Aspirante-a-Oficial de Arma de Engenharia em 14 de dezembro de 1976, sendo novamente o 1º colocado da turma

Promovido a Capitão em 25 de dezembro de 1982, realizou o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, terminando também como 1º colocado da turma de Engenharia. Por isso, recebeu a Medalha Marechal Hermes. Foi sucessivamente promovido: a Major, em 30 de abril de 1989, a Tenente-Coronel em 31 de agosto de 1994 e a Coronel em 30 de abril de 1999. Durante essa fase como Oficial Superior, realizou o curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército no Rio de Janeiro. Foi adido militar no Suriname e comandou o 16º Batalhão Logístico em Brasília.

Promovido a General de Brigada, em 31 de julho de 2006, foi designado para exercer o cargo de Subchefe do Comando de Operações Terrestres. Em seguida, comandou a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada situada em Cristalina (GO). Entre abril de 2019 e março de 2011, comandou o 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa (PB). Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2010. De março de 2011 a julho de 2012, foi chefe da Assessoria Especial de Gestão de Projetos do Estado-Maior do Exército sendo, em seguida, nomeado Vice Chefe do Estado-Maior do Exército. Em novembro de 2012, foi designado Comandante da 4º Região Militar, em Belo Horizonte, função que exerce atualmente.

Sob seu comando estão 33 unidades do Tiro de Guerra e um total de 2.500 atiradores. Ao longo de sua carreira, o General Vicente Gonçalves de Magalhães recebeu dezenas de honrarias, várias delas de outros países. Em seu discurso, o homenageado falou dos momentos felizes vividos em Patos de Minas, relembrou seus professores no Colégio Estadual, entre eles Oliveira Melo, Elvira Ferreira Porto Cordeiro, Valdir Peres e Renê de Deus Vieira, a diretora Terezinha de Deus Fonseca, acrescentando que todos eles  contribuíram muito para sua formação educacional e foram determinantes na escolha da sua carreira profissional. Finalizando, disse que considerava a iniciativa como uma homenagem ao Exército Brasileiro. O General Vicente Magalhães é possuidor de atitudes simples, descontraídas e, na ocasião, deixou transparecer toda a sua felicidade pelo recebimento do título.

No discurso final, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Otaviano Marques de Amorim, discorreu sobre a vitoriosa carreira do homenageado. A certa altura, ressaltou: “O lagoense Vicente Gonçalves de Magalhães merece todas as homenagens porque, além de se esforçar para vencer na carreira profissional, na qual desenvolveu um trabalho digno, de competência, que só engrandeceu o Exército Brasileiro, ele tornou-se um exemplo para todos aqueles que sonham com a carreira militar e para os que já estão inseridos nas Forças Armadas.

Não podemos esquecer de que o seu sucesso, bem como a sua forte ligação com Lagoa Formosa e Patos de Minas, impulsionaram o nome dessas cidades e do Alto Paranaíba como uma parte do Brasil e de Minas Gerais onde existem pessoas compromissadas com a educação e com o bem estar do nosso país e de sua gente. A sessão solene da Câmara Municipal contou com a participação de autoridades locais, representantes da imprensa, instrutores e atiradores do Tiro de Guerra 04-013 de Patos de Minas e familiares do homenageado.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (38)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)