Golpistas usam assistente virtual do INSS para roubar dados via WhatsApp
A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS e nunca busca o segurado pelo WhatsApp para “conversar”
Novo golpe na praça. Golpistas estão se passando por uma suposta
“central de atendimento” e se aproveitando da imagem da Helô, assistente
virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As
abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp).
Os criminosos têm
algumas informações dos segurados e ainda fornecem número de protocolo para
passarem credibilidade e obterem mais dados.
O Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) orienta a todos para que, caso recebam esse
tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como
dados pessoais, fotos ou documentos.
A Helô é
um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS e nunca busca o segurado pelo WhatsApp para
“conversar”.
Para evitar cair
nesse tipo de golpe, é importante manter sempre atualizados os seus dados de
contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu
INSS ou pelo telefone 135.
Fique atento
O INSS nunca entra
em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos
de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em
nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o
contato.
O número do SMS
usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links
nem pede documentos pelo SMS.
Sempre que o INSS
convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada
no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
Utilize apenas os
canais oficiais de atendimento (aplicativo/site Meu INSS ou agência da
Previdência Social) para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para
agendar um serviço ou para entregar algum documento.
Em caso de
tentativa de golpe, faça denúncia para a Ouvidoria pela
internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido
um golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos
órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o
benefício, se for o caso).