Governo de Minas abre inscrições para intercâmbio internacional com 150 vagas para estudantes da rede estadual

“O programa oferece uma oportunidade única de vivência no exterior, com imersão cultural e aprendizado de novos idiomas, fortalecendo a formação integral dos estudantes”

Notícias | Educação

21 Abril, 2025

0

Governo de Minas abre inscrições para intercâmbio internacional com 150 vagas para estudantes da rede estadual


Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa do Governo de Minas que levará 150 estudantes da rede pública estadual para um intercâmbio internacional.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), e contempla alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As bolsas são integrais e cobrem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e ajuda de custo para despesas pessoais.

O programa oferece uma oportunidade única de vivência no exterior, com imersão cultural e aprendizado de novos idiomas, fortalecendo a formação integral dos estudantes”, destaca Rosely Lima, superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG.

Os intercambistas poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. As inscrições vão até 23 de abril e devem ser feitas por meio de formulário online. O regulamento completo e a cartilha com orientações estão disponíveis nos canais oficiais do projeto.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no 1º ano do EMTI em 2025, com frequência superior a 85% e média igual ou superior a 85% nos componentes da BNCC no ano anterior. É necessário ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque e não ter sido reprovado em nenhuma etapa escolar.

Após a inscrição, 300 semifinalistas participarão de uma trilha formativa com palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nessa fase, também haverá entrevistas individuais, que avaliarão aspectos como sociabilidade, interesse por novas culturas e habilidades socioemocionais.

Inspirado no projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, o Passaporte Mineiro do Conhecimento foi ampliado em 2024 e hoje contempla mais de 94 mil alunos em 794 escolas da rede estadual. Na edição anterior, 150 estudantes foram selecionados para o exterior — 38 já embarcaram e os demais seguem em fase de preparação para viagens previstas no segundo semestre de 2025.

Fonte: Educaçao.mg.gov.br

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)