Governo de Minas Gerais divulga que aulas presenciais no estado podem voltar a partir do dia 5 de outubro

Primeiros a voltar serão alunos do 3° ano do ensino médio; retomada respeitará protocolo para evitar contaminação

Notícias | Educação

23 Setembro, 2020

0

Governo de Minas Gerais divulga que aulas presenciais no estado podem voltar a partir do dia 5 de outubro


As cidades das macroregiões em onda verde do plano Minas Consciente — estágio com menor risco para a disseminação do novo coronavírus — poderão reabrir suas escolas a partir de 5 de outubro. A flexibilização foi anunciada nesta quarta-feira (23) pelo governo estadual. Apesar de não divulgar os protocolos, o governo afirma que a retomada gradual seguirá uma série de recomendações para evitar a contaminação.

No que tange às escolas públicas estaduais, o 5 de outubro é a data para início da definição das estratégias de retomada. A expectativa é que os primeiros alunos retornem às salas de aula no dia 19. Os primeiros a retornarem serão os integrantes do 3° ano do ensino médio em preocupação ao Enem.

A autorização dada pelo Executivo estadual não é uma obrigação de reabertura, visto que instituições e municípios podem optar por medidas mais restritivas. Atualmente, apenas a macrorregião Norte de Minas Gerais está na onda verde.

Cidades que retornarem à onda amarela não precisarão interromper as aulas. Se a regressão for ao nível vermelho, as atividades serão suspensas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

“Temos um protocolo acompanhando há mais de três meses. O foco principal é garantir a segurança”, disse. Segundo ele, o alto tempo em casa dos alunos gera “estresse”, prejudicando ainda a saúde mental da família.

O Executivo estadual permanecerá com a estratégia de ensino remoto, por meio das aulas transmitidas pela internet e, também, pelas emissoras - Rede Minas e TV Assembleia.

Não haverá obrigatoriedade da presença de forma nenhuma. As famílias poderão decidir (sobre envio, ou não, dos alunos)”, garantiu a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna.

Aos poucos, poderão voltar a funcionar as escolas de 
ensino infantil, fundamental e médio. Para reabrir, as escolas precisarão seguir os protocolos determinados pelo governo. As instituições municipais voltarão à ativa conforme orientação das prefeituras, mas o estado trabalha para tentar unificar o processo.

Grupo de risco seguirá em casa

Ainda conforme o chefe da Saúde estadual, os docentes que compõem o grupo de risco para a doença seguirão trabalhando em regime remoto. Carlos Eduardo Amaral enfatizou, ainda, a intenção do governo de manter diálogo com os municípios.

“O Minas Consciente sempre foi de adesão voluntária. Vamos continuar dialogando com os que não aderiram. A decisão do estado é não entrar em confronto com municípios, mas em soma”, assegurou.

 Matéria: UAI/ (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)