Hemocentro de Patos de Minas acata a decisão do STF que autoriza doação de sangue por parte de Homossexuais

O Ministério da Saúde orientou os gestores do SUS nos estados para que aceitem as doações

Notícias | Saúde

18 Junho, 2020

0

Hemocentro de Patos de Minas acata a decisão do STF que autoriza doação de sangue por parte de Homossexuais


Homossexuais já podem doar sangue no Hemocentro de Patos de Minas. A restrição para homens que tenham feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esta, que não mencionava mulheres que tenham feito sexo com outras mulheres, era uma norma do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi julgada inconstitucional pela maioria dos ministros do STF, em decisão no mês passado.

Com isso, o hemocentro de Patos de Minas acatou a decisão, formalizada pelo Ministério da Saúde desde o início da semana. Em entrevista a Rádio Clube 98, a captadora do hemonúcleo da Capital do Milho, Dagma Martinélia, o doador homossexual não necessita mais do status de aguardo dos 12 meses pós-relação sexual. Dagma se posicionou favorável a nova medida, “esse grupo de pessoas, que agora possuem o sinal positivo para doar sangue, nos ajudará muito no suprimento do estoque baixo de algumas bolsas aqui da unidade.”.

Quanto aos riscos de exposição, por parte dos doadores, ao coronavírus, a captadora salientou que no local são tomados todos os cuidados necessários por parte de quem faz a coleta de sangue, com uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Outra medida para evitar a vulnerabilidade dos doadores, é a redução dos pontos de coleta, de sete para dois. Com isso, é praticamente nula probabilidade de contágio tanto para doadores, quanto para os receptores.

De acordo com a captadora do Hemocentro, Dagma Martinélia, os doadores devem ter entre 16 e 69 anos. Para jovens de 16 e 17 anos e para maiores de 60, há condições especiais, disponíveis também no site da Hemominas. Outra informação importante, salientada por Dagma, é a restrição com relação às pessoas com sinais de gripe/resfriado (tosse, febre, coriza, dor de garganta) e a aquelas que também tiveram contato com algum acometido pelo novo coronavírus (Covid-19). Nesses casos, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e levar documento oficial com foto. As doações são coletadas no horário de 15h às 19h, às segundas-feiras; e de 07h às 11h, de terça-feira à sexta-feira.

Foto: Arquivo Clube Notícia 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)