Hemominas convoca a população para doar sangue no período de férias
A Fundação Hemominas convoca população para doar sangue, pois com a chegada das festas de final de ano e do período de férias o número de doações de sangue diminui, causando baixa nos estoques e sofrendo uma queda de quase 30% no período de dezembro e janeiro.
E devido às festividades do fim de ano e paralelo com as férias os números de acidentes em estradas aumentam assim gerando também o aumento no consumo do sangue, principalmente do O negativo, que é o tipo de sangue mais demandado nessa época, pois é compatível com todos os outros grupos sanguíneos.
O Hemocentro convoca as pessoas que compareçam aos hemocentros para doação de sangue, não importa qual é o seu tipo sanguíneo, tem sempre alguém precisando da sua solidariedade, mas ressaltando que a maior falta é dos tipos sanguíneos negativos, como –O, - A, -B e – AB. O sangue doado também pode salvar vidas sendo transformado em remédios. O plasma retirado no fracionamento do sangue é usado na fabricação de hemoderivados.
Segundo informações, quem pode doar sangue são os candidatos com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: AIDS, Sífilis, Anemia, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado, no caso das pessoas que fez tatuagem ou piercing só pode doar após um ano. Não pode ter tido convulsão.
Quem fez endoscopia nos últimos seis meses também não pode doar. Se fizer uso de algum medicamento, tem que apresentar o nome, para avaliar. Determinadas cirurgias também impedem que se faça a doação, assim como algumas vacinas. Também é vetado, o uso de drogas, hábitos promíscuos, ingestão de bebida alcoólica na noite anterior à doação. A menstruação não impede a doação, mas as mulheres grávidas ou em amamentação não podem doar.
Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança a você e aos pacientes que receberão a doação, por isso é muito importante que você seja sincero nas respostas e tudo que disser será mantido em sigilo. Procure o hemocentro mais próximo e faça disto um hábito, seja um doador. Esta corrente precisa de você.
Fonte: Letícia Teixeira