Homem de Carmo do Paranaíba falece com suspeita de Hantavírus, mas sepultamento acontece com caixão lacrado

Também existe a possibilidade da morte ter ocorrido por COVID-19

Notícias | Saúde

06 Abril, 2020

0

Homem de Carmo do Paranaíba falece com suspeita de Hantavírus, mas sepultamento acontece com caixão lacrado


Um homem de 54 anos, da cidade de Carmo do Paranaíba, faleceu na noite deste domingo (05/04) no Hospital Regional na cidade de Patos de Minas, e teve que ser sepultado com caixão lacrado poucas horas após a morte, por apresentar alguns sintomas da doença COVID-19. Ele passou mal durante o dia na zona rural e procurou pessoalmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde precisou ser entubado e transferido às pressas para Patos de Minas. Inicialmente diagnosticado com Hantavírus, o quadro de saúde de Ademaro Francisco de Arruda se agravou e ele acabou morrendo.

Como a morte de Ademaro aconteceu em circunstâncias parecidas com as da doença COVID-19, os médicos que o atenderam atestaram que as possíveis causas do falecimento seriam hantavírose, H1N1 ou até mesmo por coronavírus, pelo paciente ter apresentado insuficiência respiratória gravíssima. Com isso, a família do falecido foi obrigada a realizar o sepultamento dele no cemitério municipal de Carmo do Paranaíba por volta das 04h30 da madrugada desta segunda-feira (06). O enterro que foi acompanhado pela Polícia Militar aconteceu sem velório e sem a presença de parentes, o que causou ainda mais comoção aos familiares.

Diante da situação, surgiram vários comentários maldosos na cidade lançados pelas redes sociais, sobre a morte. Sendo assim, nossa reportagem obteve contato com a família de Ademaro, que esclareceu sobre o seu falecimento. Eles contaram que o sogro passou mal na fazenda onde morava, na região de Lagoa dos Estulanos, no município de Carmo de Paranaíba. Na companhia da esposa, o homem pegou o carro e dirigiu até a UPA. No local devido à gravidade que ele apresentava no quadro clínico foi colocado em tratamento intensivo. Algum tempo depois o paciente foi transferido para o Hospital Regional em Patos de Minas.

Logo após dar entrada no hospital seu estado de saúde piorou e ele perdeu a vida. Ambos os médicos que atenderam Ademaro, tanto em Carmo do Paranaíba quanto em Patos de Minas, acabaram suspeitando do hantavírus, pela maioria dos sintomas apresentados serem da doença que é causada pela urina, saliva e fezes de ratos. Mas segundo os familiares como a pandemia do coronavírus tem deixado em alerta máximo todos os profissionais de saúde da região, os médicos preferiram acrescentar a hipótese de COVID-19, sendo que o falecido tinha sintomas da doença, sendo assim colhido material também para a realização do exame de COVID-19.

Por fim, atendendo aos protocolos de pessoas que falecem com algum sintoma da doença, o corpo de Ademaro Francisco de Arruda acabou tendo que ser sepultado com caixão fechado. Nem os próprios familiares puderam ter acesso ao corpo do ente querido. Todos os parentes e amigos de Ademaro estão muito abalados com o ocorrido. Eles pedem inclusive, que cessem os comentários maldosos sobre os motivos do falecimento do homem, principalmente porque é preciso aguardar a confirmação das causas da morte, que tem a maior possibilidade de ser mesmo a hantavirose.

Foto: álbum de família 

                                                                                                      

 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)