Horário de verão termina à meia noite deste Sábado dia 17 de Fevereiro em 12 estados do país
No próximo final de semana, na passagem de sábado (16/02) para domingo (17/02) os relógios deverão ser atrasados em uma hora, onde vai ser o fim da edição do horário de verão 2012/2013, que teve inicio no dia 21 de outubro. Os estados em que a mudança vigorou nesta última edição foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal.
O governo informa que o atual horário de verão resultou em uma economia de aproximadamente R$ 282 milhões, devido à redução do consumo de energia elétrica provocada pelo adiantamento dos relógios em uma hora. A cifra é 56% maior que os R$ 180 milhões poupados na última edição da medida, entre o final de 2011 e o começo do ano passado.
O horário de verão estima-se adaptar as atividades diárias da população à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.
Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos boa parte de seu território. E muito embora o nome faça referência a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.
Fonte: Letícia Teixeira