Hospital municipal de Lagoa Formosa realiza pela primeira vez na cidade cirurgias vasculares

Foram realizados três procedimentos cirúrgicos com recursos próprios do município

Notícias | Saúde

27 Fevereiro, 2019

0

Hospital municipal de Lagoa Formosa realiza pela primeira vez na cidade cirurgias vasculares


O Hospital Municipal “Dr. Bininho” realizou na manhã desta quarta-feira (26/02), pela primeira vez na cidade de Lagoa Formosa, três cirurgias vasculares. Os procedimentos foram feitos pelo médio Dr. Márden Luciano Barbosa, que é cirurgião vascular e sua equipe médica, que foram contratados especialmente para realizar as operações.

De acordo com informações de Júnia Patrícia, que é responsável pelo setor de Regulação Eletiva (TFD) da secretaria de saúde, as pacientes que realizaram as cirurgias nesta manhã (26) já estavam cadastradas desde o ano de 2009. Ela conta que a decisão de fazer os trabalhos cirúrgicos no próprio hospital em Lagoa Formosa, surgiu com a dificuldade de realizar as cirurgias em outros municípios.

Segundo Patrícia, a partir deste momento foram feitas licitações para adquirir materiais cirúrgicos e contratação da equipe médica que inclui cirurgião, anestesista, auxiliar médico e enfermeiros. Ela contou também que as 3 pacientes que passaram pela cirurgia foram escolhidas por serem as mais antigas na fila de espera, mas que, nas próximas vezes deverão seguir critérios de avaliação médica e as datas dos pedidos, onde serão selecionadas entre as pessoas cadastradas, aquelas que estiverem com maior urgência.

Já a secretaria de saúde Camila Matos, ressaltou que atualmente existem em Lagoa Formosa 85 pacientes cadastrados para passarem pela cirurgia vascular, que deverão seguir os critérios feitos na avaliação que já foi realizada. Outros itens que serão observados é o tempo gasto para realizar cada cirurgia, e também a reação pós-operatória de cada paciente.

Camila aproveitou o momento para dizer que a realização das cirurgias vasculares é mais um marco para a cidade de Lagoa Formosa. Ela também agradeceu a todos os servidos envolvidos no procedimento, em especial a enfermeira Jessyka e as técnicas Aline, Lidiane e Marcilene. 

Passaram pelo procedimento cirúrgico vascular nesta manhã de quarta (27) as seguintes pacientes:

- Adriana Porfírio, 43 anos ( na fila desde 2012)

- Cristina Maia Borges, 37 anos (na fila desde 2009)

- Sidvânia Lopes Fernandes, 46 anos (na fila desde 2012)

CIRURGIA VASCULAR

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

A cirurgia vascular atua no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos. O tratamento cirúrgico pode ser da forma convencional - cirurgia através de incisões - ou por dentro dos vasos cirurgia endovascular.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (9)

COMENTÁRIOS (0)