Hospital Regional Antônio Dias comemora 85 anos de serviços prestados na cidade de Patos de Minas neste sábado (18/07)
O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, completa 85 anos de serviços prestados neste sábado (18/07). Atualmente, o HRAD é uma referência para a macrorregião Noroeste de Minas Gerais em urgência e emergência, atendimento ambulatorial em diversas especialidades, além de contar com uma maternidade referenciada em alto risco e leitos de UTI adulto e neonatal.
O HRAD é o único da Rede FHEMIG inserido no Pró-Hosp – Programa que promove a regionalização, reduz os vazios assistenciais e fortalece as Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde do Estado. E ainda, foi o primeiro hospital público de Minas Gerais a ser agraciado com a Certificação ONA Nível I, em agosto de 2011. A auditoria de “up-grade” foi realizada em julho de 2013, culminando na atual Certificação ONA Nível II.
A diretora da unidade, Lorena Araújo Gomes Faria, destaca o papel fundamental do hospital para a população da região. “O HRAD é hoje a instituição de saúde de maior importância para a população da região. Nesses 85 anos houve um grande avanço na forma de atendimento e na complexidade dos serviços oferecidos porque a instituição conta com uma equipe comprometida e alinhada na busca da realização de um bom trabalho”, afirma.
Para comemorar a data, o HRAD uma programação especial: No dia 18 de julho, será celebrada uma missa em ação de graças pelos 85 anos do hospital, na Catedral de Santo Antônio, em Patos de Minas, às 19h.
No dia 22 de julho, as festividades começam logo pela manhã com um ‘Café com Serenata para os servidores, no refeitório da unidade, das 07h30 às 08h30. Às 09h00 será aberta a mostra fotográfica e exposição de trabalhos realizados com pacientes, que ficará disponível na antessala da recepção e acesso ao auditório Irmã Conceição.
Das 11h30 às 13h30 será servido um almoço especial para os servidores, no próprio refeitório. No período da tarde ocorre uma cerimônia comemorativa, no auditório Irmã Conceição.
O hospital foi inaugurado em 1930, no início, tinha caráter assistencial. Gerenciado pelas irmãs da Congregação Nossa Senhora das Dores, a unidade atendia crianças órfãs, pessoas carentes e toda sorte de excluídos sociais. As irmãs recebiam também um grande número de doentes mentais.
Na década de 1960, o hospital passa a ser a administrado pela Secretaria de Estado da Saúde/MG. De 1975 até outubro de 1977, é administrado pela Fundação Ezequiel Dias e, a partir desta data, tornou-se uma unidade da Fhemig.
Fonte: Vanderlei Gontijo