Hospital Regional quer transferir parte dos atendimentos para abrir mais leitos de UTI COVID-19

Notícias | Saúde

24 Junho, 2020

0

Hospital Regional quer transferir parte dos atendimentos para abrir mais leitos de UTI COVID-19


O Hospital Regional Antônio Dias Maciel quer transferir parte dos atendimentos para outras unidades de saúde de Patos de Minas e, com isso, oferecer mais espaço para criação de novos leitos de UTI  COVID-19. Em documento enviado ao Governo Mineiro, e a Prefeitura de Patos de Minas, a direção fala em ampliação do espaço físico para habilitar as UTI’s. No entanto, o comunicado não informa se o hospital já tem ou não respiradores e outros equipamentos para criação das unidades.

Uma das propostas é transferir os atendimentos de maternidade e traumatologia para outro hospital. Com isso, o HRAD ganharia mais espaço para abrir 10 leitos de UTI adulto e outros 10 leitos de enfermaria. As novas vagas, se criadas, serão exclusivamente para tratamento de pacientes com a COVID-19. No entanto, essa proposta ainda precisa ser avaliada pelas autoridades de saúde e resta saber se será acatada ou não.

Dificuldade para criação de leitos

O Hospital São Lucas (HSL) criou leitos de UTI, mas ainda aguarda a habilitação junto ao Ministério da Saúde. Enquanto isso não ocorre, o temor é de que o sistema entre em colapso e alguns pacientes fiquem sem atendimento. Há informações de que o Regional já tem fila de pacientes aguardando vaga em UTI. Nesta quarta-feira (24), a unidade atingiu 100% da capacidade também de leitos clínicos.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)