Hospital Vera Cruz realiza primeiro implante de endoprótese da cidade e Patos de Minas

Notícias | Saúde

26 Setembro, 2013

0

Hospital Vera Cruz realiza primeiro implante de endoprótese da cidade e Patos de Minas


O Hospital Vera Cruz na cidade de Patos de Minas foi responsável pelo primeiro implante de endoprótese da cidade. A cirurgia foi realizada em um paciente da cidade de Patrocínio, no dia 06 de Setembro de 2013. O stent utilizado no implante foi o de 1ª linha, encaminhado pelo Hospital Madre Tereza na cidade de Belo Horizonte. De acordo com informações do Hospital a cirurgia para fazer o implante foi realizada com sucesso pelos médicos responsáveis pelo caso.

A Angiologia estuda os vasos sanguíneos, linfáticos  dando ênfase à anatomia, fisiologia, patologia do sistema circulatório. A cirurgia vascular interfere nestes sistemas a fim de restaurar a circulação e sanar ou minimizar as consequências decorrentes de sua deficiência. Os procedimentos cirúrgicos vasculares abrangem as cirurgias arteriais e venosas. Dentre estas se inclui a Cirurgia Endovascular, uma inovação técnica diferenciada das cirurgias convencionais, possibilitando ao paciente um menor tempo de internação, menor trauma cirúrgico e recuperação mais rápida.

 As doenças vasculares são importantes causas de morbidade e mortalidade em nosso país. São causadas não apenas por fatores genéticos, mas muitas vezes relacionadas com a diabetes, a hipertensão arterial sistêmica, o tabagismo. E, como exemplo destas doenças vasculares, podemos citar o acidente vascular cerebral isquêmico, o infarto do miocárdio, os aneurismas e a doença arterial obstrutiva periférica. Já a doença venosa crônica pode-se manifestar em diversos graus, chegando ao aparecimento de varizes e até mesmo úlceras.

O cirurgião vascular atua na prevenção, no diagnóstico e no  tratamento das doenças vasculares.  Esta atuação inclui a avaliação clínica, a realização de exames diagnósticos (como o duplex scan arterial e venoso, arteriografias), cirurgias venosas (como escleroterapia,  cirurgia das veias varicosas e implante de filtro de veia cava, implante de cateter para quimioterapia),  cirurgias arteriais (como angioplastias com stents, confecção de by-pass, embolectomia, endarterectomia) e cirurgias arteriovenosa (como confecção de fístulas para hemodiálise). A cirurgia vascular atua também diretamente com outras especialidades como: a urologia, nos transplantes renais; a nefrologia, na confecção de acessos vasculares. 

Com o avanço das técnicas cirúrgicas, a cirurgia Endovascular veio como alternativa para as cirurgias vasculares convencionais. Stents, endopróteses vasculares e balões de angioplastia são  utilizados por meio de cateterismo e com auxílio da radioscopia para o tratamento das doenças vasculares.

As  endopróteses vasculares são estruturas tubulares colocadas internamente nas artérias lesadas. São feitas de uma malha metálica (nitinol ou aço) podendo ou não ser revestidas por poliester. Estas são usadas principalmente  no tratamento de aneurisma de aorta, úlceras de aorta, aneurisma de outras artérias. Também são utilizadas para corrigir a rupturas vasculares traumáticas. Os pacientes politraumatizados graves não teriam condições mínimas de saúde para se submeter a cirurgia de reparação convencional. Deste modo, os stents (estruturas metálicas) que são implantados dentro dos vasos sanguíneos corrigem o diâmetro da artéria ou veia doente, melhorando a passagem de sangue.

Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre são referências em implantes de endopróteses. No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro este serviço de alta complexidade médica é realizada no Hospital Vera Cruz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Vera Cruz

Fonte: Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (1)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)