Ibiá - Moradores relatam estrondo e tremor na cidade na noite de terça-feira (2)

Fenômeno foi sentido em diferentes bairros do município, mas até o momento não há confirmação oficial do Observatório Sismológico.

Notícias | Gerais

04 Setembro, 2025

0

Ibiá - Moradores relatam estrondo e tremor na cidade na noite de terça-feira (2)


Moradores de Ibiá/MG relataram um forte estrondo entre 21h30 e 22h dessa terça-feira (2), que teria provocado tremor em algumas residências. O caso mobilizou grupos de mensagens na cidade, de onde partiram diversos relatos aos quais a TV KZ teve acesso:

“Minha casa tremeu toda.”

“Aqui em casa foi como um trovão mais longe, moro no São Benedito.”

“Aqui no Rosa Maria foi muito forte o barulho. Parecia algo caindo sobre a casa.”

“O barulho que eu ouvi não parecia trovão, dava impressão de ser algo pesado caindo.”

“Eu também escutei como fosse uma batida de automóvel no centro.”

“Aqui perto da prefeitura também ouvi, foi muito forte.”

“Achei que estava arrebentando meu portão da garagem.”

“Nós aqui em casa também escutamos, foi bem forte, tipo um trovão, aqui no São Dimas.”

A TV KZ foi acionada por volta de 0h08 desta quarta-feira (3), quando um morador perguntou se havia informações sobre o caso.

A reportagem tentou contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), por e-mail e por telefone, mas até o momento não obteve retorno. Nas redes sociais e no site do órgão também não há nenhuma publicação sobre o episódio. Vale ressaltar que, no portal oficial do observatório, são divulgados apenas eventos sísmicos naturais com magnitude a partir de 2.0, o que pode justificar a ausência de registro até agora.

Caso de 2016

Em 5 de agosto de 2016, um episódio semelhante foi relatado em Ibiá, com estrondo seguido de tremor. À época, a TV KZ publicou a primeira matéria com os relatos dos moradores e, em seguida, divulgou a confirmação do Observatório Sismológico da UnB sobre um tremor de magnitude 1,4, com epicentro a 10 km de Ibiá e profundidade de 5 km.

O que se sabe até agora

O estrondo foi ouvido em diferentes pontos da cidade, do centro a bairros como São Benedito, Rosa Maria e São Dimas.

Alguns moradores relataram que as casas chegaram a tremer.

O Observatório Sismológico da UnB ainda não se manifestou sobre o episódio dessa terça-feira (2).

Em 2016, um caso similar foi confirmado tecnicamente, mas a ocorrência atual ainda carece de confirmação oficial.

Fonte: TV KZ

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)