Idosa de Lagoa Formosa completa 100 anos de vida e recebe como presente festa de aniversário na Casa de Repouso
Uma história de vida daquelas que chama a atenção de qualquer pessoa. É assim que uma idosa, nascida no Distrito de Chumbo, onde se passou a chamar Areado, completou um século de vida. Os 100 anos da senhora Ana Maria de Jesus, foi comemorado no último Domingo (31/10) data de seu aniversário. Ela recebeu de presente uma grande festa, que foi realizada na Casa de Repouso, onde mora há aproximadamente 40 anos.
A ideia de homenagear a dona Ana partiu dos próprios funcionários da Casa de Repouso, juntamente com a Casa da Amizade, realizando todos os procedimentos necessários para que a festa pudesse acontecer no local. A prefeitura municipal também contribuiu com o evento oferecendo o bolo de aniversário. Os parabéns pelos 100 anos de vida da idosa teve muita emoção. ,o evento contou com a presença de todos os internos da Casa de Repouso, funcionários e companheiros do Rotary Clube e Casa da Amizade.
A reportagem tentou conversar com a aniversariante, mas devido sua timidez, conseguiu dela poucas palavras, mas o bastante para entender que sua idade não lhe tirou a lucidez. Ana Maria disse que teve uma vida sofrida, mas que sempre teve boa saúde. A idosa não se casou e não teve filhos. Ela contou que é a irmã mais nova de sua casa, mas não soube dizer ao certo quantos irmãos possui e eles ainda vivem. Ana recebeu de presente uma placa e um distintivo de Rotariana Honorária, concedidos pelo Rotary Clube da cidade.
A aniversariante que completou um século de vida, feito alcançado por uma parcela muito pequena da população mundial, nasceu no dia 30 de outubro de 1916. Ela teria vivido na região de Areado e Pindaíbas por muitas décadas. Na velhice ela passou a morar na Casa de Repouso de Lagoa Formosa, mas não é possível saber ao certo o tempo que ele vive no lugar, mas na década de 80 do século passado, a idosa já estava na casa, que era conhecida como asilo.
Um fato que chama a atenção é que Ana Maria, mesmo com 100 anos de idade gosta de costurar suas próprias roupas. Ela foi de seu quarto até o salão onde recebeu a homenagem caminhando sozinha. Logo após os parabéns a aniversariante voltou vagarosamente para o seu leito. Alguns familiares, entre eles, alguns sobrinhos, estiveram na Casa de Repouso participando da festa e acompanhando as homenagens prestadas á idosa.
Fonte: Vanderlei Gontijo