Idoso morre aguardando por atendimento em fila da UPA em Patos de Minas
Um idoso de 79 anos morreu na última sexta-feira (02/06) enquanto aguardava por atendimento na única UPA de Patos de Minas. O cuidador que acompanhava o paciente ficou revoltado.
Há pelo menos dois anos e meio, Adalto Gonçalves Ribeiro acompanhava o paciente que necessitava de cuidados especiais. Na semana passada o senhor que estava com quase 80 anos, precisou de atendimento médico por causa de uma dificuldade para respirar. Foi para a UPA, mas não conseguiu retornar para casa.
Segundo o cuidador, assim que o idoso chegou ao local, foi realizada a triagem e o paciente recebeu a classificação verde, indicando que o caso é de pouca urgencia e poderia ser atendido preferencialmente nas unidades de atenção básica. Adalto disse que mesmo tendo informado que o homem era acamado, ele foi colocado em uma cadeira para esperar sua vez. No entanto, duas horas depois o paciente já estava morto.
O laudo médico apontou para um quadro de pneumonia aguda. Ainda conforme o cuidador, em outras oportunidades foram providenciadas adequações melhores para o idoso, inclusive com o uso de maca e sem a longa demora para o atendimento. Adalto se revoltou com a situação e pede mais humanização no atendimento para evitar que outras pessoas sejam vítimas desse tipo de atitude.
Fonte: patos já
Fonte: Vanderlei Gontijo