Incêndio em terreno baldio quase termina em tragédia no Bairro Valparaíso

Notícias | Sociedade

29 Julho, 2013

0

Incêndio em terreno baldio quase termina em tragédia no Bairro Valparaíso


Um terreno baldio, localizado na Rua Oscar Bonfim, Bairro Valparaíso, foi incendiado no fim da tarde deste domingo, 28 de julho. As labaredas foram iniciadas por volta das 17:00h e, mais de 14 horas após o incidente, ainda havia muita fumaça e pontos de brasa no local.

O terreno, que se localiza entre residências, já há algum tempo vinha sendo motivo de preocupação por parte dos vizinhos devido à enorme quantidade de mato e lixo alocado em toda a sua extensão. De acordo com os moradores das adjacências, cerca de uma semana atrás, dois senhores, munidos de foices, abateram todo o matagal, fazendo com que o sol intenso o deixasse ainda mais seco.

As chamas alcançaram cerca de quatro metros de altura e, em pouco tempo, consumiu tudo o que havia sobre o solo. O vento também colaborou para acelerar a propagação e fazer com que o fogo chegasse às proximidades das residências. O bairro foi tomada por uma densa camada de fumaça e fuligem. Um quintal de uma das residências também foi parcialmente destruído; os proprietários usam a área dos fundos como pomar e lamentaram o fato.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e uma equipe compareceu no local. Todavia, devido à rapidez com que o fogo se propagou, os oficiais averiguaram que o que ainda restavam de focos não mais representavam risco à população. Nas imediações existem vários outros pontos similares e são vizinhos de um dos principais cartões postais de Patos de Minas: o Parque Municipal do Mocambo.

De acordo com os Militares, a prática é comum nessa época do ano, apesar de haver legislações que a proíbem dentro do perímetro urbano. Ainda, segundo eles, um dos fatores que pioram a situação é a forma branda com que o Poder Público atua na fiscalização e punição de proprietários desleixados com seus imóveis.

Não foi possível identificar o autor do ato de atear fogo no terreno. No entanto, hipóteses indicam que o mato já havia sido anteriormente cortado justamente com a intenção de queima posterior.

De acordo com um especialista em agrimensura que presenciou o fato, se considerada a totalidade da área, cerca de oito residências de médio porte poderiam ser construídas ali. Todavia, o imóvel, que não possui cercas ou muros, continua sendo usado para depósito de lixo, crescimento de vasta vegetação gramínea e morada de animais, inclusive silvestres e insetos peçonhentos.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (14)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)