Indígenas instalados em Presidente Olegário têm prioridade na vacinação contra a Covid-19

Notícias | Saúde

24 Janeiro, 2021

0

Indígenas instalados em Presidente Olegário têm prioridade na vacinação contra a Covid-19


Entre os grupos prioritários na primeira etapa da vacinação contra a Covid-19, iniciada esta semana na região, estão os povos indígenas. Descendentes da Tribo Xucuru-Kariri estão instalados na zona rural de Presidente Olegário desde o ano de 2018 e foram incluídos para receberam as primeiras doses da vacina.

A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas recebeu quatro caixas de vacinas nesta primeira remessa. São cerca de 9.600 doses para 21 municípios da região. Como cidade polo, com maior número de profissionais de saúde e de pessoas abrigadas em asilos, Patos de Minas ficou com a maior parte das doses, 4.570.

Como as doses disponíveis não são suficientes nem para atender o público do primeiro grupo, os órgãos de saúde tiveram que estabelecer mais prioridades. Em Patos de Minas, apenas os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 receberam a vacina. Entre os idosos, foram vacinados somente aqueles que estão abrigados em Asilos. Os índios também foram incluídos para receberem a imunização.

Segundo a superintendente regional de saúde, Noemi Poetilho, a Tribo dos Xucuru-Kariri é composta por 46 índios. Como são necessárias duas doses para garantir a imunização, o órgão destinou 96 doses para os indígenas. A vacinação ficou por conta da Secretaria de Saúde de Presidente Olegário.

A expectativa é de que o Ministério da Saúde consiga novas doses das vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias para que a campanha não seja interrompida. Somente em Patos de Minas, 17 mil pessoas fazem parte do primeiro grupo de vacinação, o que demandaria 34 mil doses para ser concluída.

Fonte: Hamilton Amorim 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS (0)