Iniciada a primeira etapa de plantio de árvores na Avenidia Fátima Porto em Patos de Minas
As atividades de reflorestamento promovem o sequestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese, permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos.
Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono, e a floresta amazônica é um grande estoque mundial de carbono pela sua área e densidade de biomassa. A floresta amazônica armazena cerca de 140 toneladas de carbono por hectare.
Em razão do reflorestamento, além de embelezar a cidade, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas convidou a todos os órgãos de comunicação para participarem do plantio de árvores que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07 de maio, no trecho do prolongamento da avenida Fátima Porto, da ponte do Posto Canadá, até a avenida Paineiras, sentido Marabá.
Esta é a 1ª Etapa do Programa de Arborização Urbana (Proaupa), de Patos de Minas. O plantio desta quarta-feira contou com a presença de alunos da Fundação Promam, Bombeiros Mirins, estudantes da Escola Marcolino de Barros, apoio da Polícia Militar, IEF, Prefeitura Municipal e Copasa.
O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, sequestro de CO2 e redução do efeito estufa.
Fotos:Aldires Brito
Fonte: Vanderlei Gontijo