Iniciadas inscrições para nova edição do Parlamento Jovem da Câmara Federal
A Câmara Federal recebe inscrições para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar, em que os estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados e, assim, conhecem o trabalho legislativo. O evento será de 21 a 26 de setembro, nas dependências da Casa.
O deputado José Humberto Soares (PSD-MG) é apoiador e divulgador do PJB desde 2011, quando assumiu o cargo. Patos de Minas, cidade da base política dele, por exemplo, enviou alunos às três últimas edições do programa. Em 2013, o município foi representado por Larissa Soares dos Reis e Jaqueline Márcia Soares, respectivamente, das escolas estaduais Professor Zama Maciel e Arlindo Porto (Areado).
O PJB é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade de 16 a 22 anos. O jovem tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, é preciso elaborar um projeto de lei propondo ações para melhorar a realidade brasileira. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.
Os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, junto com a proposta de projeto de lei, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio ou técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores do programa nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção.
A escolha dos finalistas será feita pela Câmara Federal, sendo 78 projetos selecionados. O número de representantes por estado é proporcional à quantidade de deputados de cada um deles. Para Minas Gerais, por exemplo, são oito vagas. A Casa é responsável pelos custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos participantes.
Mais informações podem ser obtidas na página e na fanpage do Parlamento Jovem 2013.