Instalações do antigo CSU recebe liberação de emenda de deputado federal e licitação já pode ser realizada
A emenda do deputado federal José Humberto Soares (PSD-MG) destinada à Polícia Militar de Minas Gerais foi liberada pelo Ministério da Justiça. São R$ 300 mil para a reforma do imóvel onde funcionava o antigo Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Bela Vista, em Patos de Minas. O local será a nova sede da 156º e da 230º companhias policiais. O Governo estadual cedeu contrapartida de R$ 33.334,00.
Conforme o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Patos de Minas, tenente-coronel Roberto Carlos de Campos, o próximo passo é licitar a obra. “Esperamos somente a Caixa Econômica Federal depositar a verba no nosso sistema e a abertura do exercício financeiro deste ano, que deve ocorrer em fevereiro, para publicarmos o edital de licitação.” A expectativa, segundo ele, é que os serviços sejam concluídos até o fim deste semestre.
O convênio entre a Caixa Econômica Federal e o comando geral da Polícia Militar mineira foi assinado em 27 de dezembro de 2013, com publicação já efetuada no Diário Oficial da União (DOU). Os recursos foram previstos pelo deputado no Orçamento da União 2013.
Trabalhos sociais – O tenente-coronel Campos explicou que o projeto inicial previa somente a transferência da 156ª companhia para o novo local, mas a ampla estrutura do prédio permite a acomodação de mais uma unidade. “Toda a parte alta da cidade vai sair ganhando com a instalação das duas companhias no antigo CSU”, disse, acrescentando que o leque de projetos sociais a serem desenvolvidos também foi ampliado.
Ainda de acordo com o comandante, as duas quadras poliesportivas e o campo de futebol do espaço vão ser usados para atividades com a comunidade, entre elas o “Pontapé Inicial”. O projeto oferece aulas de futebol gratuitas para crianças e adolescentes, tendo o bom desempenho escolar entre os critérios de permanência no grupo.
Parceria – O imóvel do antigo CSU já pertencia ao Estado de Minas Gerais, mas estava sob tutela da Prefeitura de Patos de Minas. “De pronto o prefeito Pedro Lucas disponibilizou o prédio e, inclusive, num trabalho de parceria, vai nos apoiar com a construção de muros e de passeios”, explicou o comandante. Em contrapartida, a PM vai ceder parte do terreno para ampliação de uma rua estreita situada na lateral do imóvel.
De acordo com o tenente-coronel, a parceria entre José Humberto, Polícia Militar e Prefeitura de Patos de Minas foi fundamental para o resultado positivo. “Os frutos foram maiores do que imaginávamos. Cabe nosso agradecimento ao deputado José Humberto, que há muito tempo vem sendo nosso parceiro, abrindo as portas do seu Gabinete para apresentarmos sugestões e demandas.”
Posto de saúde – A atual sede da 156ª companhia, no Bairro Abner Afonso, será devolvida à Prefeitura. De acordo com Pedro Lucas, no local deve ser instalada uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF).
Fonte: Vanderlei Gontijo