Ipês amarelos do LTC em Lagoa Formosa são cortados por estarem comprometidos e sujeitos a cair com a ação dos ventos

Regionais | Lagoa Formosa

28 Fevereiro, 2016

0

Ipês amarelos do LTC em Lagoa Formosa são cortados por estarem comprometidos e sujeitos a cair com a ação dos ventos


Cinco arvores de ipês amarelos que existiam no Lagoa Tênis Clube (LTC), na cidade de Lagoa Formosa, que estavam comprometidas pela ação dos tempos e que corriam o risco de cair, foram cortadas para evitar que as mesmas sofressem quedas com fortes ventos. Inicialmente a previsão seria fazer apenas uma poda dos galhos das arvores, mas através de análises detalhadas ficou comprovado que os ipês já se encontravam comprometidos. Diante desta situação o clube que havia feito o pedido à secretaria de desenvolvimento econômico e meio Ambiente para fazer a poda dos 05 (cinco) ipês, não teve alternativa que não fosse cortar as arvores que possuíam mais de 40 metros de altura. Por décadas os ipês floriam na estação própria e davam um colorido todo especial à cidade, mas o tempo tomou a inciativa de acabar com este ciclo. 

De acordo com informações da coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, Francielle Araújo, a ação foi autorizada como forma de evitar que os ipês pudessem cair em cima de carros ou mesmo de pessoas que frequentam o espaço. Ela contou que algumas das arvores possuíam altura de aproximadamente 40 metros, o que gerava uma grande preocupação pelo comprometimento em que se encontravam os ipês. Ela ressaltou que os mesmos apresentavam estado avançado de senescência (que é um termo que se aplica aos processos que acompanham o envelhecimento e morte de uma planta). Francielle contou que a diretoria do Lagoa Tênis Clube, inclusive se comprometeu a fazer o plantio de outras espécies de menor porte e adequadas ao perímetro urbano, no local aonde estavam plantados os ipês comprometidos.

O ipê amarelo, além de ser uma bela planta é muito utilizado medicinalmente. No pantanal é conhecido como “paratudo”, pois é usado para diversas coisas. Ele é muito eficaz contra a anemia, verminoses e até para amenizar o mal-estar que é causado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a famosa ressaca. O ipê amarelo é uma árvore que tem origem na América tropical, desde o México até a Argentina, porém é no Brasil que se encontra a maior quantidade dessa árvore, de norte a sul de todo o país. A madeira dessa árvore é muito resistente e era muito usada na construção de telhados de igrejas durante os séculos XVII e XVIII. Nos dias atuais é usada na fabricação de artesanatos, instrumentos musicais, lápis, construção civil e naval e outros objetos. A coordenadora de meio finaliza dizendo que em Lagoa Formosa somente de Outubro de 2015 até o mês de Fevereiro de 2016, já foram plantadas mais de 500 mudas de arvores na cidade. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (12)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)