Junho Vermelho: Alerta para que população se sensibilize quanto a doação de sangue

Notícias | Saúde

29 Junho, 2017

0

Junho Vermelho: Alerta para que população se sensibilize quanto a doação de sangue


Apesar de ser considerado o mês Mundial do Doador de Sangue, é em junho que as coletas começam a cair. Também conhecido como Junho Vermelho, o mês registra fortes baixas nas doações. Os números negativos se devem ao clima frio do inverno. Nessa época, as doenças respiratórias aumentam e as pessoas ingerem mais medicamentos, isso faz com que os comparecimentos à unidade reduzam.

Conforme dados disponibilizados pela Fundação Hemominas, até então, aproximadamente 33% dos grupos positivos estão em alta, já os grupos negativos estão 10% abaixo dos níveis aceitáveis. No entanto, em Patos de Minas, a Fundação está mais estável do que em toda rede do Estado de Minas, que totaliza 23 unidades.

De acordo com a responsável pela Captação de Doadores da Hemominas, Dagma Martinelia C. Braga, a busca por doações é constante, pois é necessário conseguir o ideal para manter todas as unidades, que funcionam por meio da união. Para atender Patos de Minas e os 26 hospitais e 33 cidades da região, é preciso receber cerca de 30 doações diárias. Para alcançar essas 30 doações, são necessários, aproximadamente, 40 candidatos.

Segundo o Diretor de Qualidade do laboratório Cepac e Coordenador do curso de Farmácia na FPM, Geraldo S. Xavier Neto, a doação é um procedimento extremamente importante, uma vez que um doador pode atender até quatro pessoas. “Nós do laboratório Cepac, defendemos a valorização da vida, e a solidariedade presente no ato da doação é uma forma de valorizar a vida. Inclusive, em junho iniciamos uma campanha de conscientização com nossos colaboradores”, contou Geraldo.

Dagma pontua que “a doação de sangue é um gesto de solidariedade, e esse gesto tem que ser considerado para todos como um gesto de cidadania. Sangue não se encontra nas farmácias, a gente só consegue através da solidariedade, através de doadores, então nós precisamos muito que cada pessoa se conscientize e faça sua parte. Porque assim não vai faltar esse remédio precioso”, finalizou.

Autor: Ascom CEPAC Medicina Laboratorial

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)