Lagoa Formosa: Comitê de Enfrentamento à Covid-19 reúne com representantes de bares e lanchonetes

O objetivo do encontro foi discutir sobre a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta

Notícias | Economia

19 Agosto, 2020

2

Lagoa Formosa: Comitê de Enfrentamento à Covid-19 reúne com representantes de bares e lanchonetes


O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Lagoa Formosa, juntamente com a Polícia Militar, realizou nesta manhã de quarta feira (19/08) uma reunião com representantes de bares, restaurantes, lanchonetes e similares. No encontro ficou definido que será elaborado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), onde cada responsável por estabelecimento comercial irá assinar se comprometendo em obedecer todas as regras e medidas contidas no documento.

Ainda segundo o que foi acordado entre as partes, caso houver descumprimento das medidas, será aplicada uma multa com valor aproximado de R$1.000,00. Com isso, a reabertura de cada estabelecimento autuado só será permitida após o pagamento da multa. O TAC será elaborado pela Assessoria Jurídica Municipal. Quando o Termo for apresentado, os estabelecimentos só poderão funcionar com a assinatura do documento.

 As normas acordadas e definidas são:

 • Horário de Funcionamento: domingo à quinta-feira até às 23h00, sexta-feira - sábado e véspera de feriados até as 00h00, como inclusive delivery de comidas e bebidas.

 • Permitir somente entrada de pessoas que tiverem usando máscara e só retirá-las quando estiverem sentados em suas mesas. É obrigatório o uso de máscara contínuo para todos os funcionários.

• Obrigatório disponibilizar lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool gel de 70%.

• Disponibilizar álcool gel de 70% na entrada do estabelecimento, balcão de atendimento, caixas, e se possível nas mesas dos clientes.

• Providenciar, obrigatoriamente, cartazes com orientação de higiene e lavagem das mãos.

• Não oferecer produtos para degustação.

• Proteger todas as máquinas de pagamento com plástico transparente para serem higienizadas com álcool 70% após cada uso.

• As mesas dos clientes deverão possuir distanciamento mínimo de 02 metros, podendo acomodar até quatro cadeiras em cada mesa, sendo permitido anexar no máximo 02 mesas, sendo então no máximo 08 cadeiras.

• Os alimentos e as bebidas devem ser consumidos, obrigatoriamente, por clientes sentados nas mesas ou no balcão.

• Não promover atividades promocionais que possam causar aglomeração.

• Suspender espaço Kids.  

• Estar proibido qualquer entretenimento (show, sinucas e outros jogos).  

• Eliminar galheteiros, saleiros, açucareiros, pimenta ou qualquer outro alimento/tempeiro que seja acondicionado de forma semelhante, provendo sachês para uso individual.  

• Os estabelecimentos deverão fornecer copos descartáveis aos clientes e funcionários.  

• Os cardápios, por sua vez, precisam ser oferecidos em material que possibilite a desinfecção após cada atendimento.  

• Está proibida a exposição de mesas e cadeiras nas ruas.

 Além das novas regras, foram discutidos outros assuntos e preocupações, principalmente, o grande número de pessoas de outros municípios que estão deslocando para a cidade com o intuito de frequentar os bares e lanchonetes da cidade, o que já era uma preocupação de todos e que, por isso, é necessário o apoio da Polícia Militar e também da Polícia Rodoviária nas fiscalizações.

Outro questionamento da reunião foi a intensa aglomeração na orla da lagoa, que já é um problema antigo, e que, deve ser orientado quanto as medidas preventivas e a conscientização de todos, pois cada um tem que fazer a sua parte. A Secretaria de Saúde diz que é importante ressaltar as ações conjuntas a fim de conter o vírus e diminuir a sua propagação, porém é de responsabilidade e dever de cada um a sua prevenção. A pandemia não acabou o uso de máscaras continua obrigatório, como também a higienização das mãos e o distanciamento social.

Por último, o órgão diz que entende a necessidade pela retomada da economia, pois existem muitos comerciantes prejudicados financeiramente em Lagoa Formosa, porém é muito importante o cumprimento das medidas preventivas tanto dos comerciantes quanto da população. 

Fonte: Secretaria de Saúde 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(2)

  • JOAO

    resumindo, ferro p dono de bar e restaurantes.... esse covid já virou palhaçada...


    20/08/2020 14:00

    Responder
  • ANINHA

    Se eu tivesse comércio,nessas exigências todas, não abriria Eu continuaria com entrega e retirada como estava até agora ,mexer com o povo é difícil,as vezes um respeita as regras outro não, e ainda eu q teria q pagar a multa por ser responsável pelo comércio. Sem falar em gastos extras q teria. Sei q é necessário e temos q nós cuidar contra o covid,mas precisamos trabalhar


    20/08/2020 08:09

    Responder