Lagoa Formosa completa 57 anos de emancipação com bolo de aniversário e entrega de Comenda

O evento aconteceu no Parque de Exposições "Lázaro Caixeta Mundim"

Regionais | Lagoa Formosa

01 Março, 2020

0

Lagoa Formosa completa 57 anos de emancipação com bolo de aniversário e entrega de Comenda


Lagoa Formosa amanheceu em festa neste domingo (1/3), quando o município completou seus 57 anos de emancipação política e administrativa. As atrações comemorativas começaram às 07h00 da manhã com celebração de missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Já a partir das 08h30 foi realizado Ato Cívico Cultural e Recreativo, que como em 2019, ocorreu no Parque de Exposições Lázaro Caixeta Mundim, no Bairro Bom Retiro.


Um grande número de pessoas esteve no Pavilhão do Parque para acompanhar a entrega da Comenda e a distribuição do bolo. Participaram do evento o prefeito municipal João Martins de Paula (Corete), o presidente da Câmara Municipal Rodrigo de Lima Braga (pexe) e demais vereadores, o comandante da Polícia Militar de Lagoa Formosa, Tenente Vanderlei Alves, o comandante do 15º BPM de Patos de Minas, Tenente Coronel Marcus Vinícius Lima Rodrigues.


Ainda estiveram prestigiando a festa, o deputado estadual Hely Tarquinio e o vice-prefeito de Lagoa Formosa Acir Braga, que juntamente com os outros convidados entregaram as medalhas e certificados aos comendadores. Em 2020 os agraciados com a Comenda Prefeito “Zico Carneiro” foram: Dalmo da Silva Lima (Tindó), Iva Maria Constância Moreira, Joana Pereira de Lima (Joana do Alaor Machado), João Furtado Moreira (João Bigode), Sebastião Rosa Machado (Tião Doido) e Sueli Brandão Soares Braga.


Assim que terminou a entrega da Comenda, foi a vez de serem apresentadas ao público presente, as candidatas ao título de rainha da Festa do Feijão de 2020. Paula Marra, 20 anos, Júlia Martins, 17 anos e Giovana Oliveira, 16 anos, desfilaram para o público, e também parabenizaram Lagoa Formosa pelos 57 anos de emancipação.  Em seguida houve pronunciamento das autoridades, e logo após, a degustação do bolo de aniversário.


A festa teve a participação da Banda de música do 15º Batalhão de Polícia Miliar de Patos de Minas. E para finalizar as comemorações do aniversário de Lagoa Formosa acontece até as 18h00, a tradicional pescaria.

HISTÓRIA DA CIDADE:

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e era plausível de moradia, muitos se fixaram no local e denominaram de "Lagoa dos Tropeiros", este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa. Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas. A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (80)

COMENTÁRIOS (0)