Lagoa Formosa encerra Semana Nacional do Transito com entrega de premiações do concurso "Transito em Destaque"
A Semana Nacional do Transito na cidade de Lagoa Formosa foi encerrada na última Quinta-Feira (25/09) com entrega de premiações aos alunos que participaram do concurso “Transito em Destaque”. A solenidade aconteceu no salão de eventos do Lagoa Tênis Clube (LTC). A Polícia Militar de Lagoa Formosa, Juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e os Conselhos Municipais de Transporte Circular, Conselho da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar realizam no município durante a Semana Nacional do Transito, várias palestras e ações voltadas para a conscientização no transito. Participam do evento os estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares e ainda a APAE. O evento também contou com a participação de convidados de diversos segmentos da sociedade lagoense, num cronograma de atividades realizadas por meio de palestras, no período de 15 a 25 de Setembro.
De acordo com informações do Sargento José Roberto, que foi um dos responsáveis pela organização da Semana Nacional do Transito em Lagoa Formosa. As etapas do evento aconteceram nas escolas públicas municipais, estaduais, particulares e APAE, envolvendo alunos desde a educação infantil até alunos do ensino médio. As referidas palestras foram extensivas também aos motoristas de empresas, prestadoras de serviços do transporte escolar, comércios e taxistas. A culminância do projeto foi realizada com premiação de alunos participantes no concurso em diversas modalidades alusivas ao trânsito. Entre elas: paródias, poesias, redação, frases e cartazes. “Portanto, foi uma semana muito produtiva na cidade de Lagoa Formosa, em que foi possível concluir que é mesmo pela "educação" o caminho certo para se conscientizar as pessoas da importância de se ter um trânsito mais humano, seguro e fraterno para todos”, concluiu o Sargento.
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 02 de março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta. A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde o Brasil se fez representar. De acordo com sucessivos relatórios da Organização Mundial de Saúde, as perdas provocadas pela violência do trânsito representam uma das maiores preocupações da entidade, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas.
Na avaliação da (OMS) serão necessárias desenvolver ou mesmo reforçar as ações de prevenção dessa violência em pelo menos 178 países, onde os índices de mortalidade no trânsito estão acima do razoável. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 19 mortes por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 05 mortes por 100 mil habitantes. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) elegeu para a Semana Nacional de Trânsito tendo como tema central “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: e tema: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, para ser trabalhado na Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014.
Fonte: Vanderlei Gontijo