Lagoa Formosa está com 20 casos suspeitos de COVID-19 e 2 sendo investigados

Ainda existem 41 famílias em isolamento domiciliar

Notícias | Saúde

03 Abril, 2020

1

Lagoa Formosa está com 20 casos suspeitos de COVID-19 e 2 sendo investigados


A Cidade de Lagoa Formosa atualizou na tarde desta sexta-feira (03/04) o boletim diário sobre a pandemia de coronavírus.  Até o momento o município está com 20 casos suspeitos de COVID-19. Ainda duas pessoas aguardam o resultado dos exames.  A informação foi confirmada pela secretária de saúde Daiany Matos. O município também possui 41 famílias em situação de isolamento domiciliar, sendo na cidade e na zona rural.


A secretária ressaltou que todos os lagoenses que procuram a secretaria de saúde e apresentam os sintomas da doença vão para o isolamento, principalmente se apresentarem problemas respiratórios. Sobre os casos investigados Daiany disse que o primeiro material foi coletado na quinta (26/03) para a realização do exame, mas o resultado ainda não saiu, neste período a pessoa ficará isolada e em observação. Já os procedimentos para o segundo exame foi coletado na última segunda-feira (30/03).

De acordo com a secretária, qualquer informação sobre a doença tem que ser oficialmente noticiada pela secretaria de saúde da cidade. Ela ressalta que as pessoas que estão em isolamento domiciliar são por precauções. Daiany aproveita para orientar a todos que queiram se informar sobre a doença, que liguem para a secretaria de saúde, através do número (34) 9 9961-9137.

Ela diz também que as pessoas que estiverem viajando para outros estados ou municípios, assim como aquelas pessoas que estão voltando de outros países para Lagoa Formosa, é preciso que os mesmos entrem em contato com a secretaria de saúde para saberem quais procedimentos a serem seguidos.

“É necessário que estas pessoas passem pelo processo adotado pelo município como forma de prevenir o contágio da doença COVID-19”, ressaltou a secretária.

COMITÊ DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À COVID-19

De acordo com informações da secretária de saúde, Daiany Matos, foi criado um comitê com o objetivo de orientar os profissionais de saúde da cidade, e para monitorar e investigar os possíveis casos de covid-19. Esse comitê é presidido pelo médico Jivago Jordão, e integrado pela enfermeira Aline Braga, além dos gestores coordenadores.

A orientação é de que as pessoas entrem em contato com o número (34) 99961-9137 caso apresentem febre ou algum sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, dor no corpo, cefaléia e prostração e dificuldade para respirar), após ter viajado para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais dos sintomas ou após ter contato próximo de caso confirmado ou suspeito de novo coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos casos.

A medida é importante para monitorar uma possível circulação do vírus na cidade. No momento, Lagoa Formosa não conta com nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus, até a data desta quinta-feira (19/03/2020).

Daiany conta ainda, que servidores da secretaria também vem mantendo contato com a Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde para atualização das orientações técnicas referentes à doença.

 SAIBA O QUE É O CORONAVÍRUS:

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Chamado oficialmente de SARS-CoV-2, o novo agente foi descoberto no fim de dezembro de 2019.

O novo coronavírus é transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido, então, de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sintomas mais comuns da doença, chamada covid-19, apresentados entre os pacientes contaminados, são febre, tosse e falta de ar. Além disso, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

Como posso me proteger?

A OMS recomenda:

- Lavar as mãos (água e sabão é a melhor estratégia)

- Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de preferência com um lenço de papel, e lavar as mãos depois, para evitar que o vírus se propague;

- Evitar locais de aglomeração de pessoas;

  Ir aos hospitais e postos de saúde somente em casos de urgências, visto que são locais apropriados para transmissão;

- Evitar passar a mão nos olhos, nariz e boca — se você tocar uma superfície contaminada pelo vírus, poderá transferi-lo para o seu corpo;

- Não ficar muito perto de pessoas tossindo, espirrando ou com febre. Idealmente, mantenha pelo menos 1 metro de distância.

Matéria: Vanderlei Gontijo/Fonte: Secretaria de Saúde

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (1)


  • KERLEN

    Gente não vamos brincar com oque é sério Vamos fazer o possível e impossível pra mantermos em casa,não vamos pagar nada nem choramos nada por ficarmos quetinhos em casa.afinal nossas casas é o Recando da nossa paz.pra que batermos de frente de uma coisas que só Deus pode deter...não brinca com oque amnha vc não quer ver a verdade e depois ,falar assim mesmo porque não fiquei quetinho na minha csa....


    03/04/2020 19:19

    Responder