Lagoa Formosa intensifica trabalhos para conscientizar população sobre os locais de procriação do mosquito transmissor da dengue

Regionais | Lagoa Formosa

14 Abril, 2013

0

Lagoa Formosa intensifica trabalhos para conscientizar população sobre os locais de procriação do mosquito transmissor da dengue


 

Com o aumento do número de casos de dengue notificados na cidade de Lagoa Formosa, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica os trabalhos no combate ao mosquito transmissor da doença. A cidade tem até o momento 30 casos suspeitos de dengue, sendo que desse total, 10 (dez) já foram confirmados, 04 (quatro) os exames deram negativo e 16 (dezesseis) ainda aguardam o resultado dos exames para saberem se foram contaminados ou não pelo mosquito. Na tentativa de diminuir os locais de procriação do mosquito a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária elaborou o “mutirão da limpeza”.

De acordo com informações da Coordenadora da Secretaria de Saúde, Gisele Magalhães Lima, o mutirão começou no dia 28 de Março e vários bairros de Lagoa Formosa já foram percorridos e inspecionados. Segundo a coordenadora onze mulheres foram contratadas e diariamente elas fazem o trabalho de visitar as casas e alertar a população sobre os locais mais propícios para a procriação do mosquito causador da dengue.

Elas já percorreram os Bairros, Babilônia, Bela Vista, Centro, Ginásio, Nossa Senhora do Rosário, Cidade Nova, Santa Cruz, sendo que atualmente o trabalho das funcionárias do mutirão está sendo feito no Bairro Planalto. Em seguida a limpeza será feita nos Bairros, Novo Horizonte, Caxambú e será finalizado pelo Jardim Botânico. Gisele Magalhães, diz que o combate tem que começar pelos criadouros do mosquito, colocando areia nos vasos de plantas e tampas nas caixas d’agua. Pneus velhos, copos e vasilhas descartáveis também são lugares que servem para procriação do mosquito.

 Segundo ela o mais importante é conscientizar a população sobre os locais de riscos, para que os moradores tomem as precauções necessárias. Na cidade de Lagoa Formosa, as agentes estão distribuindo dois cartões para os moradores, um vermelho e outro verde. O vermelho é deixado nas casas em que os moradores estão em estado de alerta. Já o cartão verde é distribuído nas residências que estão fora de risco de proliferação do mosquito.

Os locais de risco, onde estão sendo deixados os cartões vermelhos, as agentes devem voltar aos locais após algum tempo para verificar se foram realizados os procedimentos necessários para que os locais deixem de ser propícios para a procriação do mosquito. Em Lagoa Formosa são as próprias funcionárias (agentes) que estão fazendo a retirada dos objetos que tem foco de dengue. Após a coleta do lixo elas fazem orientações aos moradores, explicando sobre os meios de se evitar o foco e como combater os criadouros do mosquito da dengue. 

Fonte: Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (8)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)