Lagoa Formosa: mudança no protocolo para constatação de óbitos pela COVID-19 confirma apenas 5 mortes na cidade

Até na última terça-feira (22/09) o boletim da secretaria de estado confirmava 11 mortes em decorrência da doença

Notícias | Saúde

24 Setembro, 2020

0

Lagoa Formosa: mudança no protocolo para constatação de óbitos pela COVID-19 confirma apenas 5 mortes na cidade


Quem teve acesso ao boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa nesta quarta-feira (23/09) ficou sem entender o que viu. O fato é que na terça-feira (22), o boletim da COVID-19 mostrava o município com 11 óbitos em decorrência da doença. Para explicar o que ocorreu o Comitê COVID-19 emitiu uma nada de esclarecimento.


A secretaria contou que houve uma mudança na forma de conduzir o protocolo para constatação de óbitos causados pelo novo coronavírus, por isso, no boletim do estado de Minas Gerais, a cidade de Lagoa Formosa apareceu nesta quarta (23) com apenas 5 óbitos,  no caso 6 a menos do que na última terça (22).

O que foi repassado para nossa reportagem é que, quando o paciente com suspeita de COVID-19 falece em Patos de Minas, o setor epidemiológico da cidade é o responsável em enviar para Belo Horizonte informações sobre a morte, por isso, o resultado sai no boletim do estado. Mas como houve mudanças no protocolo 6 dos óbitos de moradores de Lagoa Formosa voltaram a serem apenas suspeitas.

Nesta quarta (23) a cidade ainda teve a triste notícia que chegou da Casa de Repouso, onde 34 dos 46 internos que vivem no local testaram positivo para a doença, além de dois idosos que moravam no local que faleceram nos últimos dias. O último boletim mostra que 323 já contraíram o vírus em Lagoa Formosa, mas deste total 214 já foram recuperadas. Ainda 98 pessoas estão em acompanhamento, 8 estão internadas em leitos clínicos e 1 está ocupando UTI na cidade de Patos de Minas.

 CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE:

Neste dia 23/09/2020 tomamos conhecimento da divergência de dados confirmados em número de ÓBITOS informados em Lagoa Formosa no Boletim Epidemiológico Coronavirus de nossa cidade e no Boletim Epidemiológico do Estado de Minas Gerais. O mesmo, atualizado até a data de ontem (22/09/2020) consta pela Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Formosa 11 ÓBITOS causados pela COVID-19, enquanto para o Estado constam apenas 05 ÓBITOS. A Superintendência Regional de Saúde nos orientou esclarecendo que o motivo da divergência é que 05 ÓBITOS foram realmente confirmados como sendo pela COVID-19, enquanto 06 ÓBITOS são apenas suspeitos e estão em estado de investigação, seguindo protocolos para detectar até chegar a conclusão e assim constarem como ÓBITOS pela COVID-19. Portanto, tendo como base esse novo protocolo, reafirmamos o nosso compromisso de informar a população lagoense com transparência e seriedade e acrescentamos que à partir de hoje (23) faremos as atualizações em óbitos nos boletins lançados diariamente seguindo esta orientação. Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que fiquem em casa, respeitem os protocolos de saúde e cuidem de si e dos que amam. O nosso coração está enlutado por este 2020 tão duro e de tantas perdas irreparáveis. O que nos sustenta, sem dúvida, é a nossa fé.

Secretária de Saúde de Lagoa Formosa

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)