Lagoa Formosa: namorado de 14 anos engravida garota de 17 que está vivendo em situação de vulnerabilidade
A garota é do estado da Bahia e está morando num cômodo com poucos metros quadrados
Na tarde desta sexta-feira (25/09),
o Conselho Tutelar em Lagoa Formosa atendeu ocorrência de uma jovem, de 17
anos, grávida de sete meses. O pai da criança, também menor de idade, se mudou
para outro estado. A moça vive em situação de vulnerabilidade social, em um
cômodo que fica na Rua Sebastião Veríssimo, no Centro da cidade.
Mesmo a jovem se negando a apresentar informações que possam ajudar, a Polícia Militar, acompanhou os trabalhos dos conselheiros. Segundo informações, a menor gestante mora em um cômodo de poucos metros quadrado e dorme em um colchão sem cama. O local não possui janelas, e a ventilação só é possível por uma falha no telhado e a porta de entrada.
O conselho também constatou que os mantimentos alimentícios ficam no mesmo local destinado à parte sanitária. Levantamentos apontam que o pai, de 14 anos, ao saber da gestação, da até então companheira, se mudou para o Estado da Bahia. Sozinha e desempregada, a adolescente não possui nenhum documento e informou que apenas tem uma foto de sua certidão de nascimento no celular, mas que o aparelho foi deixado na manutenção.
O Conselho Tutelar conseguiu contato com uma irmã da garota, que mora em Várzea da Palma, no Norte de Minas. A irmã afirmou que a família acolherá a gestante, mas que não possui condições de buscá-la. No entanto, a menor disse não querer morar com os familiares. Os conselheiros também lhe ofereceram a vaga em um abrigo em Patos de Minas, mas ela também recusou a ajuda.
CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar disse que diante da negativa da adolescente em receber ajuda, o órgão encaminhou o caso para a Promotoria em Patos de Minas. Mas a jovem está em acompanhamento pelo CRAS de Lagoa Formosa e está fazendo o Pré-Natal na UBS Sebastião Gontijo.
Redação: Patos Já